BahiaCarnavalFiscalizaçãoGoverno do EstadoInclusão SocialPessoas com Deficiência

Carnaval: SJDH fiscaliza acessibilidade de camarotes

Garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência no Carnaval de Salvador. Este é o objetivo da fiscalização, iniciada na última segunda-feira (5), pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), nos camarotes do Carnaval de Salvador. A ação visa verificar o cumprimento das normas de acessibilidade e garantir os direitos das pessoas com deficiência nas estruturas físicas dos espaços.

Realizada pela Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), em parceria com o Procon-BA (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), a fiscalização inspeciona as rampas de acesso, balcões de atendimento, banheiros adaptados, barras de apoio (corrimão) e sinalização. Na vistoria, foram entregues materiais educativos como o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o Guia de Acessibilidade e Inclusão em Eventos Populares da SJDH.

Localizados no circuito Dodô (Barra-Ondina), os camarotes foram vistoriados para identificação de possíveis barreiras de acessibilidade. Um dos camarotes informou que estará com carro adaptado para transportar as pessoas com deficiência e que irão realizar melhorias nas obras de montagem para garantir o atendimento do folião com deficiência. A fiscalização seguirá durante os dias de realização do Carnaval. 

“A ação do Procon-BA e da Sudef visa educar os fornecedores sobre os direitos da pessoa com deficiência e garantir que esse público possa ter acesso aos espaços com segurança e aproveitar a festa com tranquilidade, além de promover a inclusão”, afirma o diretor de fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas.

“Nosso trabalho é garantir um Carnaval inclusivo e que todos e todas tenham seus direitos respeitados. As pessoas com deficiência também são consumidores/as e precisamos promover e efetivar a inclusão nesses espaços”, ressalta o superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência/SJDH, Alexandre Baroni.

Os fornecedores autuados responderão a processos administrativos e poderão sofrer as penalidades estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). As denúncias ao órgão poderão ser encaminhadas através do aplicativo PROCON BA MOBILE ou por e-mail: denuncia.procon@sjdh.ba.gov.br.

Plantão Integrado – Sudef e Procon

No Plantão Integrado dos Direitos Humanos em Eventos Populares, promovido pela SJDH, em parceria com órgãos públicos, a Sudef e o Procon-BA vão disponibilizar o atendimento para o folião/ã durante todos os dias do Carnaval de Salvador. Os postos da SJDH serão abertos na quinta-feira (8) e encerra na terça-feira (13), em dois pontos estratégicos dos circuitos da festa: na sede do Procon-BA, na Rua Carlos Gomes/circuito Osmar; das 9h às 3h da madrugada, e na Barra, no circuito Dodô, das 10h às 00h. A instalação dos Plantões Integrados visa atender públicos prioritários da estratégia, como Crianças e Adolescentes; Pessoas com Deficiência; Pessoas Idosas; Pessoas LGBTQIAPN+; Consumidores; Mulheres; Pessoas Negras; e Catadores de Recicláveis.

Para as pessoas com deficiência, a Sudef atuará na garantia de direitos como, por exemplo, a disponibilização do serviço de Libras, através da Central de Intérpretes de Libras da Bahia (Cilba), para foliões surdos ou com deficiência auditiva.  Esse atendimento servirá para todo e qualquer serviço que necessite de informação e, ainda, como suporte para ações preventivas de enfrentamento à situações de discriminação e violência  de direitos de pessoas com deficiência na festa.

Durante o Carnaval, diversos estabelecimentos comerciais serão fiscalizados, com o intuito de evitar fraudes, práticas abusivas, reprimir a comercialização de produtos que possam trazer riscos à saúde dos/as foliões/ãs; verificar se os produtos possuem precificação adequada e prazos de validade. Além disso, o Procon-BA disponibilizará atendimento para garantir a proteção e os direitos da população consumidora no Carnaval de Salvador.

Fonte: Ascom-SJDH
Foto: Divulgação

Related posts

Desenbahia supera R$ 32 milhões em crédito para taxistas em 2023

Fulvio Bahia

Quase 10 milhões de jovens sem ensino básico estão fora da escola

Fulvio Bahia

Governo divulga resultado da 2ª etapa do concurso para o Magistério Estadual

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais