A Casa do Patrimônio chega ao seu penúltimo dia com uma programação extensa na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). Desde a manhã de sexta-feira (27), o evento traz uma série de atividades com destaque para o lançamento do livro ‘O Menino da Mata’, da escritora Magna Cerqueira.
Segundo a escritora, a ideia do livro se deu através das histórias contadas pela sua bisavó no tempo em que viviam na zona rural. “Quando criança tive a honra de perceber o quanto foi poderoso ouvir as histórias e, a partir disso, meu livro foi baseado na literatura rural que fala do nosso povo que lida com a terra, apesar das mazelas”, declara a escritora.
Os visitantes do espaço puderem assistir ao diálogo do cordelista e escritor, Chico Pedrosa, 87 anos, que vive exclusivamente para recitar seus trabalhos em festivais e torneios de poesia. No lugar, há um espaço dedicado ao cordel.
Na Casa do Patrimônio, os visitantes podem conferir até sábado (28), a exposição de Seu Zé, fotógrafo cachoeirano, que passou a documentar desde 2006 a vida rural e urbana do recôncavo. Também, no local, seguem até sábado, as rodas de conversas e oficinas sobre a cultura dos quilombolas e pescadores artesanais que vivem na Baía de Iguape.
A Casa das Editoras Baianas é, também, mais um atrativo para os amantes da literatura. O espaço situado às margens do Rio Paraguassu expõe livros de todos os gostos e para quem gosta de mergulhar neste universo da cultura.
Fonte: Assesseoria de Imprensa Flica
Foto: Viviane Gomes / Caderno Baiano