O tutor deve apresentar o RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em Salvador, além do cartão de vacina antirrábica atualizado do animal
O Castramóvel, serviço gratuito de castração de cães e gatos realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Proteção e Bem-Estar Animal (Secis), inicia nesta quarta-feira (29) os atendimentos em Stella Maris. A ação acontecerá no Parque das Dunas, na Rua José Augusto Tourinho Dantas.
Os agendamentos acontecem no local, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, por ordem de chegada, ou através do e-mail agendamento.dipa@gmail.com
O tutor deve apresentar o RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em Salvador, além do cartão de vacina antirrábica atualizado do animal. São realizadas em média 40 castrações ao dia.
As castrações em gatos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, e em cães às terças e quintas-feiras. Para realizar o procedimento é necessário que o pet esteja em jejum de 10 a 12 horas, seguido rigorosamente, devido à anestesia. Caso contrário, o animal pode apresentar complicações.
No dia agendado, é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem, a castração é feita em seguida. Devido à pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, no intuito de continuar evitando aglomerações.
A titular da Secis, Marcelle Moraes, ressalta a importância e benefícios da ação. “Sempre motivamos ao tutor castrar o seu animal ou se dispor a castrar um animal comunitário. A castração é a forma mais eficaz de controle populacional, além de diminuir a propagação de doenças entre os cães e gatos, por isso seguimos atuando em diversos pontos da cidade, garantindo o bem-estar e a proteção dos nossos animais”, destacou.
São Tomé
O Castramóvel também funciona em uma outra unidade, instalada na comunidade de Muribeca, em São Tomé de Paripe, no Subúrbio. O atendimento é realizado nos mesmos dias e moldes do serviço em Stella Maris.
Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha