O Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos oferecido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Dipa/Secis), chegou ao bairro de Castelo Branco nesta terça-feira (1º). Os atendimentos são realizados a partir das 8h, no estacionamento do Centro Social Urbano (CSU) do bairro, na Rua A, 3ª Etapa, durante este mês de abril.
Para realizar o atendimento é preciso fazer o agendamento, que acontece de forma presencial. Os tutores devem levar RG, CPF e comprovante de residência do tutor e o cartão de vacinação do cão ou gato com antirrábica em dia (com validade de 1 ano). Para o procedimento, o pet precisa estar em jejum de 8 a 12 horas, ter entre seis meses e 5 anos de idade, estar saudável, sem pulgas ou carrapatos e possuir caixa de transporte, no caso dos felinos.
Os cães são atendidos às terças e quintas-feiras, enquanto os gatos são atendidos às segundas, quartas e sextas-feiras. O procedimento não é aplicado em animais gestantes ou que tiveram filhotes nos últimos 45 dias. Além de Castelo Branco, o Castramóvel também realiza atendimentos na Prefeitura-Bairro Itapuã, na Avenida Dorival Caymmi, 17, próximo ao Nacs Itapuã.
Em 2024, o Castramóvel conseguiu atender a mais de 30 mil animais, sendo cerca de 10 mil caninos e 12 mil felinos. A iniciativa busca garantir a saúde dos animais, além de diminuir os casos de abandono e maus-tratos.
Fonte: Secom PMS
Foto: Otávio Santos