Meio AmbientereciclagemSustentabilidade

CATAFORTE: dois projetos da Bahia são habilitados em 1º e 2º lugar pela região Nordeste 

Quase 1.000 catadores e catadoras de materiais recicláveis da Bahia serão beneficiados com projetos habilitados pelo Cataforte 

Dois projetos voltados para o fortalecimento e estruturação da cadeia da reciclagem na Bahia, a partir da inclusão socioeconômica dos catadores(as) de materiais recicláveis, elaborados pela ONG CAMA, junto com outros técnicos do estado foram habilitados, no edital de seleção pública n° 2024/008, no primeiro e segundo lugar, pela região Nordeste, conforme resultado publicado ontem pela Fundação Banco do Brasil. 

O edital é uma iniciativa da Fundação BB e o BNDES em consonância com o Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Fundação BB, BNDES, Caixa Econômica Federal e o Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, em prol de ações conjuntas para a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis. O objeto do edital foi selecionar projetos sociais destinados ao fortalecimento e estruturação de Redes de Cooperativas e/ou Associações de catadoras e catadores de materiais recicláveis.

O projeto classificado em primeiro lugar foi encabeçado pela Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava – CAEC, representando uma rede formada por 17 associações e cooperativas de catadores(as) de materiais recicláveis. Já o segundo lugar foi obtido pela Cooperativa de Catadores Recicla Conquista, que também representa uma rede, que envolve cerca de 14 associações e cooperativas de catadores(as) de materiais recicláveis. Ambos os projetos agregam cerca de mais de 15 territórios do estado da Bahia.

Segundo Joilson Santana, catador de materiais recicláveis, pesquisador, Doutorando do PPGTAS/UCSAL, coordenador executivo da ONG CAMA – Centro de Arte e Meio Ambiente e um dos responsáveis técnicos pela elaboração das propostas, “esse resultado reflete a importância do trabalho em rede das associações e cooperativas de catadores(as) de materiais recicláveis, como também da cooperação técnica e institucional estabelecida pelos profissionais que apoiam esses grupos. Aproveito para parabenizar cada um(a), assim como agradecer a confiança dos empreendimentos no nosso trabalho”, ressalta Santana.

Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundada em 1995, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. A missão é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.

Fonte / Foto: Ascom Ong Cama

Related posts

Governo da Bahia celebra 50 anos do CEPRAM, primeiro Conselho Estadual do Meio Ambiente do país

Fulvio Bahia

Força Nacional do SUS reforça apoio a estados afetados por queimadas

Fulvio Bahia

Eólicas offshore: jabuti pró-combustíveis fósseis vai doer muito no bolso

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais