Tecnologia auxilia na formação dos novos condutores e na reciclagem dos profissionais que já exercem a função
A CCR Metrô Bahia vem transformando a capacitação de seus operadores de trens com o uso de tecnologia avançada. Em Salvador, o sistema metroviário, que já opera com o moderno controle de trens CBTC – no português Sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, agora ganha um novo aliado: o óculos de realidade virtual. Esse investimento representa um avanço na formação de novos condutores e reciclagem dos profissionais que já atuam na função.
A nova tecnologia permite que os operadores pratiquem a atividade em uma réplica virtual da cabine do trem, acessível de qualquer lugar. Utilizando os óculos e controles de mão, os condutores podem simular diversas situações, desde a inicialização dos trens até o controle de velocidade e frenagens.
“Com essa tecnologia os colaboradores vão adquirir habilidades para situações que normalmente não são vivenciadas no dia a dia, resultando em maior confiança e eficiência na execução das atividades”, reforça Geovana Santana – Supervisora de Tráfego da CCR Metrô Bahia.
A experiência cobre o trajeto da Linha 2, entre as estações Aeroporto e Acesso Norte, além da Linha 1, entre as estações Lapa e Pirajá. A simulação será expandida até setembro de 2025, abrangendo, inclusive, a passagem pela lavadora de trens e situações operacionais complexas, como falhas operacionais e manobras manuais de máquinas de chaves.
“A realidade virtual permite simular cenários que podem ocorrer durante o percurso, como a presença de animais na via, baixa visibilidade, algo difícil de reproduzir em treinamentos convencionais”, destaca Érica Bezerra, Analista de Engenharia e Operação da CCR Metrô Bahia. “Essa tecnologia oferece uma formação ainda mais segura para nossos operadores”, complementa. Até o momento, a empresa adquiriu cinco equipamentos tecnológicos.
De olho na vaga de operador de trens
A frota da CCR Metrô Bahia é composta por 40 trens. Cada composição possui quatro carros com capacidade para transportar mil passageiros por viagem. E para quem deseja ser um dos operadores de trens, o cargo exige ensino médio completo e é desejável ensino superior (cursando ou completo), além de noções básicas de elétrica. Antes de começar a exercer a função, é necessário participar de um curso de formação de Operador de Trem oferecido pela CCR Metrô Bahia. O treinamento dura cerca de três meses e inclui conceitos teóricos e práticos.
A inovação reafirma o compromisso da empresa com a segurança e a eficiência no transporte diário dos mais de 400 mil passageiros, oferecendo uma vivência de qualidade no deslocamento enquanto conecta pessoas e sonhos em cada estação.
Fonte: Darana RP
Foto: Ulisses Dumas