Reaproveitamento de água na lavagem dos trens e nas estações de metrô está entre as medidas adotadas pela concessionária
No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a CCR Metrô Bahia reafirma seu compromisso com o uso consciente desse recurso indispensável para a vida humana e o meio ambiente. Alinhada com o princípio de cuidar da natureza, a concessionária vem implementando diversas medidas para economizar e reutilizar a água no Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas.
Uma das práticas adotadas pela empresa é a captação de água pluvial em suas estações. Hoje, todas as Estações da Linha 2, juntamente com as de Campinas e Águas Claras, da Linha 1, e mais os terminais Pituaçu e Aeroporto, totalizando 14 estações e 2 terminais, estão adaptados para captar água pluvial para uso nas descargas dos banheiros, com um potencial de economia de água potável de 206 m³ por mês.
A CCR Metrô Bahia possui também uma máquina lavadora automática de trens que obedece a padrões mundiais de tecnologia e normas ambientais e tem como principal finalidade, recuperar, tratar e reutilizar aproximadamente 70% do total da água disponível.
Além disso, a concessionária conta com o sistema de telemetria instalado em todos os pontos de consumo de água, acoplado ao hidrômetro por meio de um sensor de pulso. Este equipamento envia e analisa as informações, em tempo real, sobre os desvios no aumento do consumo de água, identificando possíveis vazamentos. Em 2023, mesmo com a inauguração de novas estações, obras e o aumento do número de passageiros, a empresa conseguiu reduzir o consumo de água em 6%. “As práticas adotadas pela empresa refletem nosso comprometimento em reduzir o consumo de água potável, promover o uso responsável dos recursos naturais e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, defende a coordenadora de Meio Ambiente e Qualidade da CCR Metrô Bahia, Gabriella Brito.
Fonte: Darana RP
Foto: CCR Metrô Bahia