ArteCulturaExposiçãoMuseu

Centro Cultural Solar Ferrão recebe exposição em homenagem às tradições da irmandade negra da Bahia

A mostra é promovida pela Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora às Portas do Carmo – Irmandade dos Homens Pretos no Centro Cultural Solar Ferrão. Crédito: Fernando Barbosa/ IPAC-BA.

Para celebrar a festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e do Encontro de Irmandades Negras Católicas no Brasil, o Centro Cultural Solar Ferrão, equipamento cultural administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, vai receber na tarde desta sexta (6) a exposição Ancestralidade, memória e devoção: salvaguardando tradições da irmandade negra da Bahia. A visitação é gratuita e fica à disposição até 31/10.

A mostra é promovida pela Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora às Portas do Carmo – Irmandade dos Homens Pretos e busca disseminar a história, a cultura e a religiosidade do povo negro na cidade de Salvador. Durante a abertura, às 16h, haverá uma homenagem a personalidades que, de forma persistente e firme, vem contribuindo em diferentes espaços sociais para preservar, fomentar e divulgar os mais de trezentos anos de história da Irmandade.

O Centro Cultural Solar Ferrão está localizado no Centro Histórico da capital baiana, na Rua Gregório de Matos, 45 – Pelourinho. Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Mais informações: (71) 3116-6743.

Mais exposições – O público também pode aproveitar para conferir as exposições Brasil Futuro: As Formas da DemocraciaPelos Caminhos da Independência: CabocloDois de julho: resistência e identidade popular na Bahia”, além de outros espaços culturais administrados pelo IPAC no Centro Histórico, como o Museu Tempostal e o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, sempre de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – O IPAC é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia. Mais informações: www.ipac.ba.gov.br

SERVIÇO

Exposição Ancestralidade, memória e devoção: salvaguardando tradições da Irmandade Negra da Bahia

Abertura: Sexta-feira, dia 6 de outubro, às 16h

Visitação: até 31/10, de terça-ferira a domingo, das 10h às 18h

Endereço: Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho)

Quanto: Grátis

Fonte: ASCOM IPAC

Foto: Fernando Barbosa

Related posts

Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica lança sua 12ª edição

Fulvio Bahia

Documentário “Dessa Arte Eu Sei Um Pouco” homenageia legado de mestres de capoeira na Bahia

Fulvio Bahia

Bruno Reis participa de abertura do 2 de Julho na Lapinha: “representa a independência de fato do Brasil”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais