BahiaCampeonatoEsporteGoverno do Estado

Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia recebe campeonatos baianos de muaythai e kickboxing neste final de semana

Neste final de semana, campeonatos baianos de esportes de luta serão realizados no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, a casa destas modalidades no estado da Bahia, administrado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Entre os ringues e os tatames, no sábado (27), os atletas do muaythai disputam, enquanto, no domingo (28) é a vez do kickboxing com a primeira edição do campeonato da modalidade na Bahia. 

Muaythai

A 1ª Etapa do Campeonato Baiano de Muaythai tem início às 8h deste sábado com as pesagens para cerca de 100 atletas, masculino e feminino, da capital e de 18 cidades do interior. Das 9h às 14h, quando encerra o evento, serão realizadas em torno de 50 lutas, sendo 30 no card preliminar e 20 no principal, nas categorias juvenil a senior, com a entrada gratuita para o público. O evento é válido pelo ranking baiano 2023, que é reconhecido pelo Governo do Estado para programas como o Bolsa Esporte e o FazAtleta.  

Neste ano, será o quarto evento de muaythai no espaço administrado pela Sudesb. O Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia já recebeu o Festival de Muaythai Tradicional, em fevereiro, o Desafio de Muaythai Tradicional, em março, e o Treinão ao Ar Livre da modalidade, em abril. Com isso, o presidente da Federação de Muaythai Tradicional do Estado da Bahia (FMTT), Ricardo Caldeira, agradece o apoio da autarquia e explica como funciona a modalidade para os interessados. 

“O muaythai é uma luta originária da Tailândia e, atualmente, praticada em todos os continentes. Na luta, é permitido golpes como chutes, socos, cotoveladas e joelhadas. Os nossos eventos são da variação amadora, que é o olímpico, em que os atletas utilizam capacete, caneleira, cotoveleira e colete torácico, além das luvas proteções. No profissional utilizam-se apenas as luvas. Enquanto os atletas adultos disputam nos ringues, os menores de idade lutam nos tatames. É mais um grande evento com apoio da Sudesb”, pontua Ricardo. 

Kickboxig

Como a primeira edição do Campeonato Baiano de Kickboxing, da recém-criada Federação Baiana de Kickboxing (FBK), serão disputadas cinco modalidades, entre masculino e feminino, neste domingo, a partir das 9h. Cerca de 100 atletas de Salvador, Camaçari, Santos Amaro, São Sebastião do Passé, Candeias, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus lutam nas categorias de tatame (point fighting, light contact e kick light) e de ringue (full contact e k1 rules). 

O kickboxing é um esporte de combate de contato moderno, no qual é permitido golpes com as mãos e as pernas. O esporte foi criado no ocidente e inspirada em diversas artes marciais e esportes tradicionais de luta. O presidente da FBK, Helenilson Jesus, comemora a realização do primeiro evento da federação criada em janeiro deste ano.  

“Todos nós estamos muito ansiosos e motivados com a volta do kickboxing e o apoio da Sudesb, por meio dessa competição. O evento vai ser bem organizado. Espero que seja a primeira edição de muitas, até porque será algo inédito em Salvador com lutas nos ringues e nos tatames, como os campeonatos brasileiros e mundiais”, comenta Helenilson. 

Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: Manu Dias

Related posts

Prefeitura de Salvador inicia instalação de geomantas em áreas de risco da San Martin e de Pirajá

Fulvio Bahia

SEC divulga resultado de processo seletivo para contratação de técnicos de níveis médio e superior

Fulvio Bahia

Companhia de Teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato prorroga inscrições para novos talentos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais