BahiaGoverno do EstadoSaúdeServiços

Centro de Referência de Doença Falciforme comemora dois anos com homenagem e criação de Comitê de Combate ao Racismo

Na cerimônia para celebrar os dois anos de inauguração do Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF/Hemoba), realizada nesta quinta-feira (13), foi anunciada a criação do Comitê de Prevenção e Combate ao Racismo na Hemoba, que será composto por 12 membros, sendo 6 titulares e 6 suplentes. Além disso, foi realizada uma homenagem ao arquiteto Antonio Carlos Lima Nascimento, responsável pelo projeto do Centro. O auditório da instituição recebeu o nome do arquiteto, falecido em 2020.

O Comitê de Prevenção e Combate ao Racismo Institucional da Hemoba terá como missão promover atividades de sensibilização e formação, como palestras e cursos, além de elaborar normas, materiais educativos e relatórios com foco no enfrentamento às desigualdades raciais. O grupo também será responsável por estabelecer parcerias, apoiar a transparência em casos de discriminação e acompanhar processos seletivos, garantindo a inclusão de grupos historicamente marginalizados.

Participaram da cerimônia de aniversário do Centro, as representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Larissa Ramos, e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI), Ubiraci Matildes; Marilda Gonçalves, diretora da Fiocruz Bahia; Rívia Barros, superintendente Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa); e Almir Bastos, da Associação Baiana dos Hemofílicos (ABHE), além de colaboradores, coordenadores e diretores do Centro e da Fundação Hemoba.

Em suas falas, os representantes das entidades presentes destacaram a importância do Centro de Referência para o atendimento das pessoas, principalmente, com doença falciforme, e parabenizaram a iniciativa de criar o Comitê de Combate ao Racismo. A diretora do CERPDF, Anelisa Streva, ressaltou a contribuição dos colaboradores para os dois anos de sucesso do Centro: “Se hoje comemoramos esses dois anos, comemoramos porque temos os colaboradores. Muito obrigada a cada um que faz a diferença e possibilita o atendimento com essa qualidade às pessoas que são tratadas conosco de todo o estado da Bahia.”

Já o diretor-geral da Hemoba, Luiz Catto, destacou a relevância da criação do Comitê, agradeceu a presença de todos e a participação dos colaboradores da Fundação na criação e no atendimento do Centro de Referência.

Marilda Gonçalves, diretora da Fiocruz Bahia, enfatizou o significado da comemoração: “O Centro sempre foi um sonho, um pensamento de criarmos esta unidade de tratamento para doenças falciformes e outras doenças benignas do sangue. Que, a cada ano, possamos comemorar conquistas como a criação do Comitê Antirracismo.”

CERPDF – Criado para ampliar e qualificar o tratamento de pessoas com doenças hematológicas benignas na Bahia, especialmente a doença falciforme (DF), o Centro já realizou 230.285 atendimentos desde sua inauguração. O serviço oferece atendimento ambulatorial em diversas especialidades, como hematologia, gastroenterologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, serviço social e assistência farmacêutica. Além disso, conta com uma agência transfusional e disponibiliza doppler transcraniano, exame essencial para o diagnóstico precoce de alterações nos vasos cerebrais associadas ao risco de AVC.

Com relação à doença falciforme, o Centro acompanha cerca de cinco mil pacientes na capital e no interior, sendo também responsável pela assistência transfusional e farmacêutica, incluindo a dispensação de medicamentos de alto custo. A Bahia é o estado com a maior incidência de DF no país, devido à sua população majoritariamente negra e de ampla miscigenação racial. A doença é caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que assumem formato de foice (falciforme), dificultando a circulação sanguínea.

Fonte: Secom GovBa
Foto: Divulgação

Related posts

Luís Eduardo Magalhães: Prefeitura promove a inclusão dos alunos com Down, através do desenvolvimento de habilidades

Fulvio Bahia

Programa mobiliza servidores de Salvador para combate à LGBTfobia institucional

Fulvio Bahia

Estação BRT Vasco da Gama passa a funcionar a partir deste sábado (22)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais