CapacitaçãoCulturaTeatro

Centro Técnico do TCA oferece oficina sobre acervo de figurinos

Turma gratuita integra projeto de celebração dos 35 anos do setor.

“Como manda o figurino: os estudos dos acervos de figurino pelo viés da história e da museologia” é o título da primeira oficina de novembro que o Centro Técnico do Teatro Castro Alves (CT/TCA) oferece dentro da série de celebração de seus 35 anos de fundação. No dia 9 (quinta-feira), das 14h às 17h, Gabriella Melo e Lorena Ribeiro vão receber participantes no Memorial do TCA, propondo uma imersão na história do figurino, construção de imagens do passado e do futuro e as possibilidades de projetos e estratégias para construção e preservação de acervos. A abordagem vai desde o figurino como documento e elemento da cultura material e imaterial, até a importância desse tipo de acervo. As 20 vagas disponíveis são ocupadas por ordem de inscrição, que deve ser feita em www.tca.ba.gov.br/centro_tecnico.

Gabriella Melo possui bacharelado e licenciatura em História com habilitação em Patrimônio Cultural, especialização em Turismo e Interpretação do Patrimônio com Comunidades e está mestranda em História, Cultura e Práticas Sociais. Professora, coordenadora de pesquisa no setor público, é também consultora nas áreas de história, educação e cultura.

Lorena Ribeiro é graduada em Museologia e especializada em Gestão Cultural. Tem experiência nas áreas de museologia, gestão cultural, patrimônio, estudo de coleções com ênfase em acervos de figurino de teatro, documentação em museus e cultura material com ênfase em figurinos de teatro. Atualmente, é museóloga da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC), lotada no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA), mestranda em Museologia e Sociedade Contemporânea, com título da dissertação “Uma viagem por dentro do Guarda-Roupa: A trajetória histórica do Acervo de Figurino do Teatro Castro Alves”, além de graduanda em Biblioteconomia.

Dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo, o Centro Técnico do TCA dá suporte às montagens e projetos realizados no Complexo do TCA, bem como pelos seus corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). O setor também fomenta o campo das artes com serviços prestados à comunidade. Artistas e profissionais da cultura encontram neste espaço uma central de conhecimentos sobre cenografia, figurino, maquiagem, som e iluminação cênica, sendo possível contar com sua expertise, infraestrutura e assessoramento no que tange às tecnologias do espetáculo, valorizando e aperfeiçoando os saberes e fazeres de quem está nos bastidores.

O Centro Técnico do TCA também faz a salvaguarda de um acervo de figurinos e adereços com cerca de 9 mil peças. O guarda-roupa foi criado com o intuito de armazenar objetos cênicos, figurinos, adereços e até mesmo desenhos e projetos de cenários e figurinos de espetáculos que marcaram época na história das artes cênicas baianas. O acervo é disponível para pesquisa, exposições e visitação, além de para aluguel.

OFICINAS FORMATIVAS – CENTRO TÉCNICO 35 ANOS

Como manda o figurino: os estudos dos acervos de figurino pelo viés da história e da museologia

Com: Gabriella Melo e Lorena Ribeiro

Quando: 9 de novembro de 2023 (quinta-feira), 14h às 17h

Número de vagas: 20

Onde: Memorial do Teatro Castro Alves

Inscrições gratuitas em: www.tca.ba.gov.br/centro_tecnico

Fonte: Assessoria de Comunicação TCA
Foto: Arquivo TCA

Related posts

ALBA e TCE lançam edição comemorativa do livro “A vida de Ruy Barbosa”

Fulvio Bahia

MBoraCast chega a Salvador para gravar e criar  conexões artísticas

Fulvio Bahia

Projeto “Museu em Movimento’ inicia as atividades de junho em Cachoeira

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais