BrasilClima / TempoMeio Ambiente

Chuvas dão trégua enquanto calor atinge várias regiões do país

Onda de calor entre Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina e grande redução da nebulosidade no Sudeste justificam as altas temperaturas; termômetros superaram 40°C no RS.

Depois de temporais atingirem vários estados do país provocando inundações, deslizamentos, dezenas de mortes e milhares de desabrigados, o fim de semana foi marcado pelo início de uma onda de calor que deve se estender pelos próximos dias. Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre já registraram recorde de temperatura para o ano, mas é o Mato Grosso do Sul o estado que mais vem “torrando” com os termômetros nas alturas.

As áreas de fronteira do Brasil com o Paraguai, Uruguai e Argentina e, também, a região do Grande Rio foram os locais mais quentes no Brasil no sábado (18/1). A onda de calor que se instalou entre Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina justifica as temperaturas muito altas, que superaram 40°C nas regiões fronteiriças, explica o Climatempo.

No Rio de Janeiro e no Espírito Santo houve uma grande diminuição de nebulosidade. E com o sol forte de janeiro e sem a interferência de ventos frios, as temperaturas dispararam.

Houve recorde de calor por dois dias consecutivos no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. No Sul,  onde o calor já estava intenso nos últimos dias, Porto Alegre também bateu recorde de calor, e pelo segundo dia consecutivo, relata o Climatempo.

Durante o feriadão de São Sebastião, nesta 2ª feira (20/1), a previsão era que as temperaturas ultrapassassem 40°C no Rio de Janeiro, informa o g1. Se isso de fato ocorrer, a cidade será a primeira capital do país a registrar 40°C este ano. Além de, também, pela 1ª vez, “pula-se” do Nível de Calor 1 (NC1) para o Nível de Calor 3 (NC3).

O Rio Grande do Sul também experimentou um sábado escaldante, com marcas ao redor e acima de 40°C em algumas regiões do estado. Segundo o MetSul, foram as maiores temperaturas máximas até agora em 2025 registradas em várias cidades do Oeste e do Noroeste gaúchos.

Mas é o Mato Grosso do Sul que mais vem sentindo a elevação das temperaturas neste mês. De acordo com o Climatempo, com 42,1°C, a cidade de Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, estabeleceu o novo recorde de calor no Brasil para 2025  até o momento. O recorde anterior, de 41,8°C, ocorrido no dia 10 de janeiro, também em Porto Murtinho.

Em tempo: Uma nuvem gigante, em formato de tornado, assustou os moradores de Sorocaba, no interior de São Paulo, no fim de semana. O fenômeno, conhecido como supercélula, atingiu a zona rural da cidade, informam UOLCNNg1 e Metrópoles. Vídeos publicados nas redes sociais mostraram a nuvem se aproximando da cidade, com uma forte tempestade. O fenômeno também foi visto de outras cidades, como Vinhedo e Boituva.

Fonte: ClimaInfo
Foto: Rovena Rosa

Related posts

Rayssa Leal vence etapa da China do Pré-Olímpico de skate street

Fulvio Bahia

Lei da igualdade salarial tem boa adesão das empresas, diz ministro

Fulvio Bahia

Caio Souza lidera ginástica brasileira em etapa da Copa do Mundo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais