BahiaPessoas com DeficiênciaPrefeitura Municipal de Salvador

Ciclo de palestras abordará inclusão de pessoas com paralisia cerebral e múltiplas deficiências  

Mães inspiradoras vão compartilhar suas experiências e desafios ao criar filhos com paralisia cerebral e deficiências múltiplas em um ciclo de palestras que será realizado no próximo dia 5 de setembro. A iniciativa faz parte do projeto Narrativas de Mães – Ciclo de Palestras Inclusivas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).  

O ciclo de palestras vai ocorrer a partir das 8h30, no auditório da pasta, situado na Rua Miguel Calmon, 28, Comércio. O encontro é gratuito e aberto à sociedade civil e representantes de organizações sociais. Para participar é necessário se inscrever através do formulário https://forms.office.com/r/EQ1jywsrT8.  

A diretora de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, explicou que a proposta do encontro é promover reflexões e inclusão. “Infelizmente as pessoas desconhecem que, por vezes, a paralisia cerebral é originária de outras deficiências, inclusive a deficiência intelectual e física, surdez e até ausência de fala. Essa palestra vai ajudar o público a entender que embora essas pessoas tenham alguma dificuldade, elas podem avançar e vencer”, pontuou. 

A gestora destacou que o evento dará subsídio para a construção do livro Narrativas de Mães – Cartas para Elas. As mães que vão participar da mesa do ciclo de palestras posteriormente irão escrever cartas com relatos das suas experiências e que, juntas, vão resultar no livro.  

Temas abordados – Todas as palestrantes são mães que integram a Associação Bahiana de Equoterapia (Abae), grupo que presta assistência a educação, saúde e inclusão social de crianças e jovens com deficiência de famílias carentes. Daiane Costa Alves vai tratar da família na luta pela inclusão escolar; Maria Cristina Brito vai compartilhar experiência sobre a resiliência da família e o fortalecimento das ações; Ticiana de Sousa Barbosa falará sobre as barreiras enfrentadas do filho idealizado ao filho real; e, por fim, Géssica Marinho vai tratar do acompanhamento da proposta da inclusão escolar. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Profissionais de saúde participam de pré-estreia de filme sobre saúde ocular neste sábado (29) 

Fulvio Bahia

Em dois meses de operação, Hospital Ortopédico reduziu o tempo de espera por vagas de internação e já é o menor registrado no Estado

Fulvio Bahia

Prefeitura lança programa Vida Nova com 25 ações de assistência social e investimento de R$200 milhões

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais