Na semana dos 475 anos de Salvador, conheça 7 personalidades que vieram da Cidade Baixa e estão espalhando arte, conhecimento e entretenimento por aí
Sabe o que a dançarina e pesquisadora Ágatha Simas, a médica e professora Alessandra Oliveira, o ator e cineasta Heraldo de Deus e a jornalista, fotógrafa e cineasta Vanessa Aragão têm em comum? Eles cresceram pelos bairros da Cidade Baixa de Salvador e hoje despontam no cenário soteropolitano e baiano como potências artísticas, científicas, políticas e mobilizadoras da cidade.
Para Vanessa Aragão, nascida e criada no Bonfim, bairro que apenas parece ser lembrado durante a Lavagem do Bonfim e na primeira e última sexta do ano, “ter nascido e crescido na cidade baixa me trouxe bases éticas de afeto e boa vizinhança, consciência sobre a diversidade de pessoas e suas necessidades e noções profundas sobre a nossa cultura miscigenada e potencialmente afro-brasileira, que por muito anos nos foi negada na história. Ser do Bonfim me deu e me dá régua e compasso pro mundo todo”, afirma a jornalista, fotógrafa e cineasta de 36 anos.
Conheça sete personalidades que vieram da cidade baixa e estão espalhando arte, consciência política e entretenimento pelo Brasil e mundo afora:
1. Agatha Simas – Pesquisadora e Dançarina / https://www.instagram.com/agathasimas/
2. Alessandra Oliveira (Médica e Professora da Escola Bahiana de Medicina)
3. Illy – Cantora https://www.instagram.com/illy/
4. Heraldo de Deus – Ator e Cineasta https://www.instagram.com/heraldodedeus/
5. Matheus Buente – Humorista https://www.instagram.com/matheusbuente/
6. Matheus Leite – Fotógrafo e Filmmaker https://www.instagram.com/matheusl8/
7. Vanessa Aragão – Jornalista e Cineasta https://www.instagram.com/vanessaragao/
Foto: Vanessa Aragão