ArteCinemaCulturaLazerPovos Negros

Cineteatro 2 de Julho recebe Mostra de Cinemas Africanos a partir desta quarta-feira

A partir desta quarta-feira (18) Salvador recebe mais uma edição da Mostra de Cinemas Africanos. A abertura acontece no Cineteatro 2 de Julho, às 19h, com a exibição do filme ‘Banel & Adama’ e um bate-papo com a cineasta Ramata-Toulaye Sy. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. O evento acontece até 25 de setembro, e além do Cineteatro 2 de Julho, a programação também ocorre na Saladearte Cinema da UFBA, CineMAM e Cinema do Museu.

Durante os oito dias de mostra, serão apresentados 20 longas e 7 curtas de 16 países do continente africano, com vários títulos inéditos no Brasil e uma curadoria de programações especiais que giram em torno de marcos históricos como os 30 anos de liberdade na África do Sul, 30 anos do genocídio em Ruanda e o centenário de Amílcar Cabral (1924-1973), icônico líder revolucionário da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

O festival acontece em várias cidades do Brasil desde 2018, e neste ano a programação soteropolitana é marcada pelo inédito Encontro Audiovisual Brasil-África, com cerca de 50 profissionais do audiovisual africano e brasileiro, além de atividades como cursos, bate-papos e laboratório crítico. O evento conta ainda com tradução simultânea e acessibilidade em libras. As informações estão disponíveis no site da mostra, no link mostradecinemasafricanos.com.

O filme de abertura do festival, ‘Banel & Adama’ (Senegal, França, Mali – 2023), escrito e dirigido pela cineasta franco-senegalesa Ramata-Toulaye Sy, é um conto senegalês que acompanha um jovem casal de uma pequena aldeia confrontado pelas convenções da sua comunidade. O filme concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2023 e faz sua pré-estreia comercial no Brasil durante a Mostra.

A programação da Mostra de Cinemas Africanos no Cineteatro 2 de Julho ainda inclui, no dia 19 (quinta-feira) o filme ‘Banito’ (África do Sul), com exibição às 18h e presença da cineasta Naledi Bogacwi, e às 20h o filme ‘Black Tea – O Aroma do Amor’ (França, Luxemburgo, Taiwan, Mauritânia), com a presença do cineasta Abderrahmane Sissako. No dia 20 (sexta-feira), às 18h tem sessão de curtas com as obras ‘Uma Segunda-feira Tranquila’, ‘Sobre o Túmulo de Meu Pai’, ‘Língua Materna’, ‘A Espera’ e ‘Keba, Interrompido’, além da presença do cineasta Dika Ofoma, e às 20h será exibido o filme ‘Disco Afrika: Uma História de Madagascar’ (Madagascar, França, Alemanha, Ilhas Maurício, Catar, África do Sul).

No dia 21 (sábado), o Cineteatro exibe ‘Zanatany – Quando as Mortalhas Sem Alma Sussurram’ (Bélgica, França) às 18h, seguido de ‘Zaho Zay’ (Madagascar), e às 20h tem o filme ‘Homem Novo’ (Cabo Verde’, com apresentação da produtora Natasha Craveiro. No domingo (22), a programação começa às 18h30 com o filme ‘Pirinha’ (Cabo Verde), seguido de ‘Dia dos Pais’ (Ruanda), às 20h. Na segunda-feira (22) o festival continua com as obras ‘Nós, Estudantes!’ (República Centro-Africana, França, República Democrática do Congo, Arábia Saudita) às 18h30, e ‘Dente por Dente’ (Senegal, Bélgica, França, Ruanda) às 20h.

Na terça-feira (23), serão exibidos ‘Navegando até Kinshasa’ (República Democrática do Congo, França, Bélgica) às 18h30, e ‘Adeus, Julia’ (Sudão, Egito, Alemanha, França, Arábia Saudita, Suécia) às 20h. E encerrando o evento no dia 25 (quarta-feira), o Cineteatro 2 de Julho projeta a obra ‘Câmera da África’ (França, Tunísia) às 18h30, e fecha a noite com ‘A Sepultura Vazia’ (Tanzânia, Alemanha), às 20h.

O Cineteatro 2 de Julho é um moderno equipamento para a realização de diversos tipos de eventos como peças de teatro, shows, exibições de filmes e documentários, espetáculos de dança, além de festivais, mostras, debates, aulas, palestras e premiações. O espaço público foi inaugurado pelo Governo do Estado em agosto de 2024, e está localizado na sede do IRDEB, no bairro da Federação, em Salvador. Com capacidade para 171 lugares, incluindo 2 lugares para pessoas em cadeiras de rodas, 2 lugares para pessoas obesas e 2 lugares para pessoas com mobilidade reduzida, o cineteatro conta ainda com um café restaurante para os visitantes, áreas de convivência e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

Serviço:

Cineteatro 2 de Julho recebe Mostra de Cinemas Africanos a partir desta quarta-feira
Quando: De 18 a 25 de setembro, em diversos horários
Onde: Rua Pedro Gama, 413A, Federação – Salvador, Bahia
instagram.com/cineteatro2dejulho

Fonte / Card: Ascom/Irdeb

Related posts

Hoje tem missa na Rosário dos Pretos e festa para os 3 santinhos no Centro Histórico de Salvador

Fulvio Bahia

Espetáculo teatral “Bita e a Imaginação que Sumiu” chega em turnê a Salvador

Fulvio Bahia

Pré-Flita reúne escritores e estudantes durante encontro cultural em Aratuípe

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais