Evento comemora as artes circenses produzidas em seu picadeiro e na capital baiana, com performances, espetáculos, shows, vivências, banho de mangueira e alegria
2024, um ano em trânsito de afirmação e de celebração para o Circo Picolino, que ganhou uma nova lona, cor rosa/lilás, para elevar a feminilidade que o compõe. Para comemorar este e todos os 39 anos de produção e formação das artes circenses, o Picolino realiza nos dias 13, 14 e 15 de dezembro o festival “Viva o Circo – ano XXXIX”, evento que é um marco para o picadeiro, que traz uma programação festiva repleta de vivências entre artistas e público, espetáculos do Picolino e outro grupos/artistas de Salvador, shows e mostras das oficinas de tecido acrobático, lira, acrobacia, banho de mangueira, entre outras atividades.
Na sexta-feira, 13 de dezembro, Viva o Circo começa a partir das 14h30, com o espetáculo “Os Saltimbancos”, da Companhia de Circo Pétalas ao Vento. Uma releitura circense da fábula popular alemã, adaptada por Lara Böker, Marthinha Böker e Akueran Neiji, que articula acrobacia em solo, malabares, palhaçaria e elementos da cultura Hip Hop, abordando temáticas contemporâneas como o protagonismo feminino, a exploração e precarização do trabalho e os maus tratos aos animais.
À noite, a partir das 19h, começa a Mostra das Oficinas Picolino, com apresentações circenses com artistas residentes do Circo e alunos formados nas oficinas de Tecido Acrobático, Lira, Acrobacia de Solo e Artes do Circo com Crianças. O dia 13 de dezembro encerra com a apresentação da mostra artístico-pedagógica “Amado Movimento”, que começa às 20h30, dirigida por Doug Rodrigues, que explora técnicas de tecido acrobático para falar sobre a vida e suas nuances, com uma trilha sonora bem baiana e uma homenagem ao cantor cachoeirano Mateus Aleluia.
Os festejos do Viva o Circo no sábado, 14 de dezembro, começa a partir das 18h com “Invertido – Uma performance circense em Realidade Virtual”, do artista e pesquisador circense Yerko Haupt, que apresenta uma investigação poética da técnica invertidas corporais através da mescla desta linguagem circense com a tecnologia do vídeo 360° na Realidade Virtual. A partir das 19h, começa a Mostra das Oficinas Picolino, com apresentações circenses dos artistas residentes do Circo Picolino. Às 20h30, é a vez do público assistir um belíssimo espetáculo de variedades circenses com artistas do Espaço Núcleo de Circo.
O terceiro dia do Viva o Circo, domingo, 15 de dezembro, será um grande momento de vivências e práticas circenses. O Circo Picolino estará aberto a partir das 10h para troca entre artistas circenses de Salvador, os residentes do Picolino e o público presente. Às 13h, será ofertado um grande almoço e ocorrerá um banho de mangueira. O encerramento ocorrerá a partir das 15h, o “Encontro Festivo para Artistas de Salvador”, um jazz musical e circense realizado pelos artistas do Circo Picolino e os presentes interessados no improviso, com direito a performances e muita música.
Auto de Natal
A programação de dezembro do Circo Picolino se encerra com o Auto de Natal da ONG Bumbá, grupo residente do nossk picadeiro que apresentará de 19 a 22 de dezembro, às 19h, o espetáculo “A Fábula de Um Mundo Real”. Com direção teatral de Eugênio Lima, a montagem vai encantar a todes com a mágica história de meninas e meninos em busca de um portal encantado, que os levará a transformar um mundo cheio de opressões e mazelas sociais num lugar possível para todos. Os ingressos, que são limitados, custam R$15 (individual) e R$20 (casadinha) e podem ser adquiridos através do contato de WhatsApp 71 98770 4264.
Apoio
Em 2024, o picadeiro realizou e colaborou com uma programação intensa de ações – festivais, eventos circenses, oficinas, workshops, entre outros, muitos deles gratuitamente ou a preços acessíveis. Para possibilitar a manutenção, através do projeto “Celebrar os 40 buscando outros 40”, o Circo Picolino conta com o apoio financeiro da FUNARTE, através do Programa de Ações Continuadas – Espaços Artísticos.
Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa