ArteCinemaCulturaSalvador

 Circuito Filmes que Voam! realiza oficinas gratuitas de distribuição audiovisual entre dias 19 e 23 de maio

Programação online e presencial circula por espaços culturais de Salvador e Região Metropolitana, abordando metodologias com foco no cinema nacional

O “Circuito Filmes que Voam!”, iniciativa da Borboletas Filmes, retorna com programação neste mês de maio. O projeto está com inscrições abertas e gratuitas para uma circulação de oficinas de Distribuição de Filmes com foco no cinema nacional A primeira oficina acontece dia 19 de maio, das 14h às 18h, no formato online, em seguida, a atividade circula por espaços culturais de Salvador e Região Metropolitana, entre os dias 20 e 23 de maio. As inscrições podem ser realizadas na página do instagram @borboletasfilmes.

As oficinas presenciais acontecem nos dias 20/05 no Espaço Cultural Alagados (Uruguai), 21/05 no Cine Teatro Lauro de Freitas22/05 no Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas), 23/05 na Casa da Música (Itapuã) sempre das 14h às 18h. A condução das atividades contará com a participação dos cineastas Camila de Moraes, Sidjonathas Araújo e José Pedro Minho.

O evento integra a proposta do Circuito Filmes que Voam! em promover formações e um diálogo com a comunidade, por meio de sessões de filmes, oficinas, debates e reflexões sobre as obras e sua relação com a realidade social. Essa primeira formação tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada pela distribuidora para a circulação de obras audiovisuais nacionais, com foco no cinema como ferramenta de transformação social e construção de novas audiências. A oficina é aberta ao público interessado em compreender o mercado de distribuição.

“O audiovisual é uma linguagem apropriada para estimular engajamento e promover mudanças concretas no mundo. A proposta da oficina é pensar uma metodologia negra, para além de uma distribuição de impacto, mas construir pontes com audiências diversas e promover reflexões necessárias”, destaca Camila de Moraes, diretora da Borboleta Filmes.

Durante as quatro horas de atividade, os participantes terão acesso a conhecimentos práticos sobre estratégias de distribuição desenvolvidas pela Borboletas Filmes, empresa especializada em conteúdos audiovisuais identitários.

O projeto Circuito Filmes que Voam!”  foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.

Serviço:

Oficinas “Distribuição Borboletas Filmes”
19/05 (segunda) de 2025 (online)
20/05 (terça) – Espaço Cultural Alagados (Uruguai)
21/05 (quarta) – Cine Teatro Lauro de Freitas
22/05 (quinta) – Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas)
23/05 (sexta) – Casa da Música (Itapuã)
Horário: 14h às 18h
Público-alvo: Interessados no mercado de distribuição audiovisual
Inscrições: @borboletasfilmes.camila_d_moraes

SOBRE: Borboletas Filmes é uma Produtora e Distribuidora de conteúdo audiovisual, voltada para realização, produção, distribuição e gestão de conteúdos culturais, com expertise acentuada para os conteúdos audiovisuais identitários.

SOBRE: CAMILA DE MORAES

Jornalista e cineasta. Assina a direção nos documentários “A escrita do seu corpo”(curta-metragem / 2016), “O Caso do Homem Errado” (longa-metragem / 2017), ”Mãe Solo”(curta-metragem / 2021) e “Oliveira Silveira – O Poeta da Consciência Negra” (curta-metragem / 2022). E na ficção “A Um Gole da Eternidade”, no qual divide a direção com o seu pai Paulo Ricardo de Moraes (curta-metragem / 2024). CEO na Produtora e Distribuidora “Borboletas Filmes”. É gaúcha e reside em Salvador há 15 anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Fabrício Rocha

Related posts

SineBahia oferece vagas de emprego em Salvador e RMS nesta quinta (9)

Fulvio Bahia

Jovens são estimulados a ler a partir da declamação de poesias no “Uma Quarta de FreePelô”

Fulvio Bahia

Lídice sobre chuvas: “Salvador precisa sair deste processo de acimentação”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais