ArteBahiaCulturaLiteraturaPrefeitura Municipal de Salvador

Circuito Letras Pretinhas leva arte e literatura infantojuvenil para o Subúrbio

Contemplado com o edital Territórios Criativos da Fundação Gregório de Mattos (FGM), o Circuito Letras Pretinhas vai levar literatura, teatro e música para o Subúrbio de Salvador a partir da próxima segunda-feira (13) até o dia 30 de maio. A iniciativa é do projeto Calu Brincante (@calubrincante), que conta com a coordenação artística da atriz, escritora e diretora Cássia Valle.

O projeto promove uma imersão na poética da literatura preta infantojuvenil, tomando como base três livros de autoria de Cássia Valle: “Calu, uma menina cheia de histórias”, vencedor do prêmio APCA como melhor livro infantil em 2017; “Aziza, a preciosa contadora de sonhos”; e “Felipa, Maria Felipa”. A partir dessas narrativas, haverá contações de histórias, leitura dramática, apresentações teatrais e oficinas de escrita criativa e musicalização, sempre integrando os jovens. As atividades contam com recursos de acessibilidade em Libras e audiodescrição.

O Circuito Letras Pretinhas: A Imersão Literária Preta Infanto-juvenil foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da FGM, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal. O projeto conta com a participação das produtoras executivas Lucila Laura e Clésia Nogueira, e do diretor musical da Calu Brincante, Cell Dantas.

Identidade e representatividade – A circulação vai abranger cinco bairros do Subúrbio: Itacaranha, Periperi, Plataforma, Vista Alegre e Coutos. E o encerramento do projeto contará com uma apresentação do espetáculo “Sarauzinho da Calu”, no Subúrbio 360, gratuito e aberto para toda a comunidade local.

“Eu fico muito feliz. Há muito tempo eu já queria fazer uma coisa dessa, poder circular essa literatura que eu faço com Luciana Palmeira sobre a importância da literatura preta infanto-juvenil, pois a identidade e representatividade importam. Melhor ainda poder ir com o Bonde da Calu fazendo apresentação de espetáculos infanto-juvenil que trabalham com as infâncias negras”, comemora Cássia.

“Eu brinco que o Bando da Calu é o filho caçula do Bando de Teatro Olodum. Esse é o grande desejo do bonde. Assim como o bando trouxe o protagonismo negro do ator negro em cena, agora nós queremos falar das infâncias negras e das crianças negras em cena”, conta a autora, que interpreta Mãe Raimunda no filme “Ó Paí, Ó”.

Programação – Na segunda-feira (13), o Circuito Letras Pretinhas estará na Biblioteca Paulo Freire, em Itacaranha, das 9h às 11h, com oficina de musicalização, oficina de escrita criativa e leitura dramática. Na quinta-feira (16), das 14h às 16h, o projeto ocorre na Escola Comunitária Santo Antônio, em Periperi, com oficina de musicalização, oficina de escrita criativa e Bailinho da Aziza.

No dia 20, das 9h às 11h, o projeto estará no Acervinho (Arcevo da Laje), no bairro de Plataforma, com oficina de musicalização, escrita criativa e leitura dramática. No dia 23, das 14h às 16h, quem recebe o projeto é a Creche Escola e Orfanato Mãe Nildete, situada em Vista Alegre. No dia 30, ocorre o encerramento do circuito com o Sarauzinho da Calu, no Subúrbio 360, em Coutos.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Anderson Moreira

Related posts

Serin realiza diagnóstico sobre Conselhos Estaduais

Fulvio Bahia

Governo do Estado pagará quase R$ 3 mil para plantões de anestesiologistas a partir de hoje

Fulvio Bahia

Beneficiários do Bolsa Família têm até 28 de junho para atualizar as condicionalidades de saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais