Câmara Municipal de SalvadorPolítica

Claudio Tinoco cobra ação imediata para demolição do antigo Centro de Convenções da Bahia

Prestes a completar sete anos do desabamento do antigo Centro de Convenções da Bahia, o vereador de Salvador e ex-secretário de Cultura e Turismo da capital, Claudio Tinoco (União Brasil), destacou a urgência de respostas sobre a destinação do equipamento. Além do dano ao erário público, o desabamento do centro provocou um prejuízo bilionário ao turismo de negócios de Salvador e da Bahia.

Durante seu discurso no plenário da Câmara, na tarde da última quarta-feira (20), Tinoco relembrou os esforços em prol da recuperação do centro, com “abraços simbólicos”, realizados frequentemente. O primeiro deles, em junho de 2015, contribuiu para pressionar o Governo do Estado a iniciar a reforma. Para Tinoco, é necessária uma ação imediata do governo para a demolição do equipamento.

“Hoje o Centro de Convenções é palco de inúmeras invasões e depredações, tornando-se um local de esconderijo para criminosos. Precisamos preservar esse patrimônio público ou dar a destinação necessária. Em março de 2023, o ex-vereador José Trindade, presidente da Conder, afirmou em uma entrevista que já estava pronto o plano de demolição do equipamento, que estaria na mesa do governador para encaminhamento após sua viagem à China. Já são seis meses dessa afirmação e nada ainda”, afirmou o vereador.

O vereador lembrou que a Câmara Municipal aprovou uma emenda de sua autoria ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador que estabeleceu a Zona de Uso Especial (ZUE) Centro de Convenções naquela área. Com a aprovação, o governo do estado deve discutir com o município de Salvador, com a Câmara Municipal e com a população a nova destinação do imóvel.

Tinoco convocou todos os vereadores e a população local para se unirem em um “novo abraçaço” ao local no próximo sábado (23), às 9 horas, em conjunto com os moradores da Boca do Rio, Costa Azul, Stiep e Jardim Armação. O objetivo é pedir ao governador Jerônimo Rodrigues que tome medidas urgentes para demolir, limpar a área e discutir uma nova destinação.

Fonte: ASCOM Ver. Claudio Tinoco
Foto: Fulvio Bahia

Related posts

Câmara aprova reajuste dos servidores municipais

Fulvio Bahia

Projeto estabelece jornada de 36 horas semanais para profissionais de saúde

Fulvio Bahia

“Combater a fome é combater todas as desigualdade sociais”, diz Marta Rodrigues no Dia Mundial da Alimentação

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais