CulturaDiversidadeDiversidade de GêneroInclusão SocialLGBTQIA+Literatura

Clube de Leitura LGBTI+ realiza encontros gratuitos em Salvador

Projeto acolhido pelo Museu de Arte da Bahia (MAB) será mediado pelo escritor, pesquisador em sexualidade e doutor em Estudos Literários Nilton Milanez

“Discutir literatura LGBTI+ é discutir visibilidade, reconhecimento e pertencimento. É garantir que nossas histórias sejam lidas, celebradas e preservadas”, defende o pesquisador e professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Nilton Milanez. O escritor e acadêmico é o idealizador da ação que faz parte do Projeto de Extensão “Leitura de narrativas sobre as (homo)sexualidades no Brasil”, coordenado por ele no quadro do NUPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas, junto ao Colegiado de Letras Vernáculas da UNEB. A partir do dia 26 de abril, o CLUBE DE LEITURA: Literatura LGBTI+ independente da Bahia realizará encontros mensais e gratuitos no Museu de Arte da Bahia (MAB).

A data do primeiro encontro é dia 26 de abril, sábado, das 10h30 às 13h. “Serão momentos de acolhimento, inclusão e inspiração. O Clube se destina a pessoas lgbti+ e aliadas que lêem e escrevem literatura lgbti+ independente produzida na Bahia”, detalha Milanez, feliz com a conquista do novo espaço que une e amplia conhecimentos acadêmicos à literatura em um ambiente artístico e cultural.

No encontro de estreia do projeto, pessoas autoras e suas obras terão espaço para apresentação, com leitura de fragmentos dos textos e ainda espaço garantido para exposição e troca. “Será durante a Plenária que decidiremos qual será o primeiro livro a ser lido, dando assim continuidade aos encontros”, detalha o idealizador do projeto. A intenção é promover, mensalmente, a leitura e discussão de uma obra literária lgbti+ de pessoas autoras independentes que sejam baianas ou residam na Bahia. “Fazer esse mercado crescer é uma das minhas missões enquanto educador. O debate sobre temáticas como essa contribui para a ampliação de espaços para tratar de assuntos relevantes, como a saúde psicológica de quem se reconhece nesse grupo”, destaca Milanez.

O espaço, que é acessível e inclusivo, é um convite, não só para promover autorias independentes, mas também abrir diálogos sobre políticas públicas e a criação de materiais culturais que reflitam a diversidade da Bahia. Outra meta do projeto é incentivar a escrita e publicação de obras que fortaleçam a representatividade da comunidade LGBTI+. Inscrições são gratuitas e já podem ser feitas através do link.

Quem é Nilton Milanez?

Nasceu em Itatiba, São Paulo, mas mora na Bahia desde 2007. É tradutor, escritor e pesquisador na área de sexualidades. Professor Pleno na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus I. Pós-doutorado em Discurso, Corpo, Cinema na Sorbonne Nouvelle (2010-2011) e em Estudos Literários na Universidade Federal de Uberlândia (2020-2021). Estágio pós-doutoral sobre Corpo, Cinema e Psicanálise no Département de Psychanalyse, Université Saint Denis, Paris VIII e Departamento de Psicologia, USP – Universidade de São Paulo (2015-2016). Doutor em Linguística/Análise do Discurso pela UNESP/Ar – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens na UNEB e Coordena o LABEDISCO – Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo/CNPq. Escritor com ênfase em literatura LGBT+, autor de Audiovisualidades em mim: autoanálise foucaultiana, criança viada e corpo na Ditadura (Labedisco Selo Editorial, 2024), Pavor de viver: contos gaysex (Bambi Brasil S/A, 2024, Ravi, o ursinho arco-íris (Usina de Textos, 2024) e Coleção Contos Gaysex (Bambi Brasil S/A, 2025). Suas obras estão disponíveis no site da Estante Virtual e o infantil no site da Usina de Textos.

Serviço:
O que? Encontros do Clube de Leitura de Literatura LGBTI+ Independente da Bahia
Quando? A partir do dia 26 de abril, 10h30
Onde? Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória
Quanto? Gratuito. Inscrições no link.
Como? Mais informações (link do insta)


Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação

Related posts

Teatro Sesi recebe peças intimistas em nova temporada de apresentações 

Fulvio Bahia

Lançamento de livro sobre educação infantil destaca importância da escuta e acolhimento nas relações familiares

Fulvio Bahia

Teatro Gregório de Mattos recebe evento sobre participação de mulheres na capoeira 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais