ArteBrasilCulturaLiteratura

Clube do Leitor: uma jornada literária de encontros e descobertas

Projeto, que nasceu da paixão pela leitura, divulga obras de autores nacionais

Idealizado pela professora baiana Neila Bruno, o Clube do Leitor tem se tornado um verdadeiro oásis para aqueles que cultivam o hábito boa leitura e valorizam a produção literária de autores nacionais. O projeto, teve início em 2022 através de encontros periódicos, debates, oficinas, gincanas e outras atividades culturais, o Clube do Leitor estabelece um diálogo vivo entre os leitores e escritores, criando uma comunidade onde a paixão pela leitura é o elo que une seus membros. “O Clube do Leitor é mais do que um projeto, é um convite para descobrir mundos, ampliar horizontes e fortalecer laços através do poder transformador dos livros”, destaca Neila Bruno.
 
Com mais de 17 mil seguidores no Instagram, o Clube do Leitor tem conquistado um público engajado, atento às suas atividades, eventos e, claro, aos sorteios de livros que promove. Por vezes, até kindles são sorteados. A mais recente iniciativa do Clube, o Catálogo com Indicações de Livros 2024, é uma verdadeira vitrine para os talentos da literatura nacional.
 
O livro Menino Pelado, do jornalista José Maria Braga faz parte deste catálogo. A narrativa envolvente nos transporta para a década de 60, em um acampamento no interior da Bahia. O livro Menino Pelado encanta pelos personagens cativantes e relatos nostálgicos de uma infância em que as crianças brincavam livremente, longe dos olhares aflitos dos pais, em contato direto com a natureza. O autor rememora a época em que vivia com sua família no acampamento de operários de uma construtora que executava obras de uma rodovia entre as cidades de Jequié e Poções, na Bahia.
 
Trata-se de um campo muito rico para ser trabalhado com as crianças e jovens de hoje, traçando paralelos entre aquilo que foi e o que é, entre a existência delas e a de seus avôs e pais – não na chave da moralidade, mas na do compartilhamento de experiências. “Quis escrever um romance que pudesse ser lido por vários ângulos, que destacasse a vivência humana como algo que transcende épocas e períodos históricos; que mostrasse de forma lúdica, divertida e fácil de ler o que, de fato, é fundamental na vida de todos nós – a amizade, a descoberta das relações, o amadurecimento – o transcende épocas e destinos individuais”, destaca Braga.
 
Na definição do escritor mineiro Francisco de Morais Mendes “A principal personagem de Menino Pelado é a idade. A idade da formação de afetos, do medo e da coragem, do desejo de saber. Idade da descoberta, pelo olhar das crianças, dos segredos, da vida complicada dos adultos e das coisas do mundo. A arte de José Maria Braga é a de dar aos fatos da vida real — ocorridos no início dos anos 1960, no interior da Bahia — o sabor das narrativas inventadas”.
 
O professor e escritor José Sérgio Batista é autor do livro Na Calada da Noite, uma imersão nos sentimentos humanos através de poesias e prosas que exploram desde o amor até os dilemas mais íntimos da alma. Nascido em Salvador, o autor revela habilidade em preencher os vazios humanos com ternura e uma profundidade que toca o leitor em cada palavra. “É um livro cristalino, um cristal codificado em emoções, uma prosa, uma poesia e um canto romântico com as letras da inspiração”, detalha o escritor que escreve poesias desde infância.
 
Os livros Menino Pelado e Na Calada da Noite são alguns dos livros recomendados pelo Catálogo com indicações de Livros 2024. Contando com 137 páginas, a relação de indicações literárias foi preparada para divulgar autores nacionais e suas produções. O apanhado generoso reúne dicas de livros de vários estilos, a imagem das capas dos livros, biografia e foto dos escritores, além dos principais detalhes técnicos das obras. “Nossa intenção é que as pessoas conheçam melhor alguns autores nacionais, autores excepcionais, com conteúdo diverso, rico e abrangente, para apresentá-los nas escolas, feiras, bienais, festas literárias. Já estamos preparando o catálogo de 2025 e aceitando indicações de obras de novos autores”, conclui a fundadora do Clube do Leitor Neila Bruno.

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação

Related posts

Canoagem: Atletas iniciam período de treinamento de Slalom no RJ

Fulvio Bahia

Brasil conquista 12 medalhas na abertura do Parapan de Jovens

Fulvio Bahia

Estudo aponta aumento de suicídio entre jovens indígenas no AM e no MS

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais