Câmara Municipal de SalvadorSaúde

CMS: Centro de Hemodiálise pode virar realidade em Salvador

Isto ocorre após indicação de Ireuda Silva. A vereadora ressalta que o equipamento poderá beneficiar pessoas de toda a Bahia.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, analisa uma indicação da vereadora Ireuda Silva (Republicanos) que propõe a criação do Centro Municipal de Hemodiálise. A iniciativa, que visa aliviar a pressão sobre o já sobrecarregado sistema de saúde da cidade, foi aprovada pela Câmara Municipal de Salvador.

A parlamentar, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, ressaltou a urgência desse centro, que proporcionará atendimento de qualidade e acessível a pacientes que necessitam de tratamentos de hemodiálise, um passo crucial para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos soteropolitanos.

“É perceptível que o número de pacientes renais crônicos vem aumentando a cada ano, o que não tem sido acompanhado pela abertura de novos serviços para atender a demanda”, diz a vereadora em um trecho da proposição.

De acordo com o Senado, 133 mil pessoas dependem de diálise, número que cresceu 100% nos últimos dez anos no Brasil. Anualmente, mais de 20 mil pacientes entram em hemodiálise, com taxa de mortalidade de 15% ao ano.

Nesse sentido, Ireuda ressalta que o equipamento poderá beneficiar não somente os habitantes da capital, mas também pacientes da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior do estado, “pois mais de 15 mil pacientes renais estão em tratamento ou precisando de atendimento médico na Bahia”.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Divulgação

Related posts

Instituto CCR promove ações de conscientização sobre o câncer de mama durante o Outubro Rosa na Estação Pirajá de Metrô

Fulvio Bahia

Câmara de Salvador avança no debate pela regulamentação do comércio de praia em audiência pública

Fulvio Bahia

‘Queremos que as mulheres possam exercer plenamente seus direitos’, diz Ireuda Silva no Dia Nacional da Mulher

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais