Edil cobra o cumprimento da lei federal e questiona o município sobre a negligência com as/os profissionais de educação
O vereador Professor Hamilton Assis (PSOL) encaminhou o Projeto de Indicação 129/2025 onde solicita que a prefeitura de Salvador pague o valor do piso nacional das/os professoras/es, definido pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, os profissionais do município recebem, em média, R$ 2.800,00, enquanto o piso nacional para 2025 foi fixado em R$ 4.867,77.
Para o edil é uma situação inaceitável, afinal a Prefeitura de Salvador não faz o mínimo, que é valorizar as trabalhadoras e trabalhadores da educação. “Falamos de professoras e professores que em Salvador recebem mais de 2 mil reais a menos do que o piso nacional. Temos profissionais com especialização, mestrado, doutorado, com excelente qualificação que precisam se sobrecarregar e viver jornadas exaustivas devido a negligência do prefeito”, explica o vereador, que é professor de carreira e conhece bem a realidade do chão da escola.
No pedido, o edil solicita ao município que adote com máxima urgência medidas para cumprir a Lei Federal nº 11.738/2008, que estabelece o piso salarial nacional das/os profissionais do magistério. O edil ainda solicita que a medida respeite o plano de carreira e garanta a dignidade e valorização aos profissionais da educação no município de Salvador. O não pagamento do piso representa um grave retrocesso e um desrespeito à categoria docente.
“Na imprensa ouvimos o prefeito Bruno Reis falar em investimento na educação, em construções de escolas, mas a realidade para quem vive o dia a dia nas escolas é outra. Valorizar a educação é respeitar as trabalhadoras e os trabalhadores que dedicam a vida à transformar o mundo através da educação. Bruno Reis está fora da lei ao não pagar o piso nacional e é isso que precisamos entender”, diz Hamilton Assis.
O projeto de indicação segue em tramitação na Câmara de Vereadores.
Fonte: Ascom vereador Professor Hamilton Assis
Foto: MusseFotos