Câmara Municipal de SalvadorInclusão SocialPolítica

CMS: OTSS-BTS começa a ser estruturado em Salvador

Iniciativa é uma parceria do mandato da vereadora Eliete Paraguassu e entidades ligadas à proteção ambiental

O Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Baía de Todos os Santos (OTSS-BTS) começa a ser estruturado em Salvador e deve ser implantado até o final de 2025, como comemora a vereadora Eliete Paraguassu (PSOL). O passo inicial foi dado na noite de segunda-feira (24), no Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. 

Um encontro reuniu movimentos sociais organizados da sociedade civil e comunidades tradicionais, pesquisadores, professores, representantes de instituições de ciência e tecnologia e de órgãos públicos que vivem na Baía de Todos os Santos (BTS).

A iniciativa de implementação do OTTS-BTS em Salvador é uma articulação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Mandato Popular das Águas da vereadora Eliete, o Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP), o Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPGSAT/Ufba) e comunidades tradicionais, dentre elas as comunidades quilombolas de Ilha de Maré. 

A vereadora explica que o Observatório tem o objetivo de ser um espaço tecnopolítico de geração e troca de conhecimentos, com a atuação das comunidades tradicionais, pesquisadores populares e da academia para o desenvolvimento de estratégias que promovam sustentabilidade, saúde e direitos para o bem-viver dessas comunidades em seus territórios.

“Esse observatório é um sonho antigo das comunidades tradicionais da Baía de Todos os Santos para que tenhamos mais uma ferramenta na garantia de que os territórios sejam livres, saudáveis e sustentáveis”, destaca Eliete Paraguassu, primeira quilombola vereadora de Salvador. 

A iniciativa de um espaço para a promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável dos territórios de comunidades tradicionais surgiu na região Sudeste do país, com o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS).

“A experiência da Fiocruz com o Fórum de Comunidades Tradicionais do Rio de Janeiro e São Paulo, que reúne caiçaras, indígenas e quilombolas, tem tido um relativo sucesso na defesa dos modos de vida dos povos e comunidades tradicionais”, diz Edmundo Gallo, pesquisador da Fiocruz e coordenador-geral da OTTS de Bocaina, que participou do encontro em Salvador.

Fonte: Ascom CMS
Foto: Josefh Macedo

Related posts

CMS: Aladilce é a vice da CCJ

Fulvio Bahia

Comissão de Infraestrutura debate eletrificação rural na Bahia

Fulvio Bahia

Estado inaugura primeira central de atendimento inclusiva da Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais