Câmara Municipal de SalvadorMunicípiosPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

CMS promove audiência pública sobre título de utilidade pública

A audiência contará com representantes do OSC LEGAL Instituto, da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/BA, do Conselho Regional de Contabilidade e da Câmara de Vereadores, dentre parlamentares e assessorias

Nesta sexta-feira (14), a partir das 14h, será realizada no Centro Cultural da Câmara de Vereadores a Audiência Pública sobre o Título de Utilidade Pública Municipal da Cidade de Salvador/BA.

A ideia do evento é abrir um espaço de diálogo entre o Poder Legislativo Municipal e as entidades sociais, no sentido de colher subsídios para eventuais ajustes (ou mesmo extinção) do título de utilidade pública em Salvador, o que deverá ser apreciado pelos vereadores.

Segundo o idealizador do encontro, Lucas Seara, presidente da OSC Legal Instituto, o título de utilidade pública de âmbito federal criado em 1935 (Lei nº 91/1935), que permitia que as entidades recebessem isenção de alguns tributos, foi revogada em 2015 em nível federal. Inspirados no equivalente federal, Estados e Municípios também criaram titulações específicas.

O advogado Michel Torres, membro da Comissão do Terceiro Setor da OAB-BA, esclarece que, na capital baiana, o título municipal não implica em qualquer benefício de natureza fiscal ou tributária, nem é exigido como requisito para a concessão de benefício de qualquer natureza ou para a “celebração de contrato, convênio ou atos jurídicos congêneres com os órgãos integrantes da estrutura organizacional da Prefeitura Municipal de Salvador.”

Especialista no tema, Michel Torres destacou ainda a importância do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que começou a vigorar em 2016 ser seguido. “O MROSC já que estabelece o novo regulamento para as parcerias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil no Brasil.”

Traz regras mais claras e objetivas para a seleção, formalização, execução e prestação e contas das parcerias, incluindo o trato com os recursos públicos; como destaque, o marco veda a exigência de titulação (como a UP, por exemplo) para formalização das parcerias.

Assim, com o avanço da legislação e com as alterações no contexto institucional para atuação das entidades sem fins lucrativos, surge a necessidade de atualização nos debates sobre a titulação de utilidade pública municipal.”

A audiência contará com representantes do OSC LEGAL Instituto, da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/BA, do Conselho Regional de Contabilidade e da Câmara de Vereadores, dentre parlamentares e assessorias.

SERVIÇO:

O QUE: Audiência Pública sobre o Título de Utilidade Pública Municipal – Salvador
QUANDO: 14 de abril de 2023, das 14 as 17h
ONDE: Centro Cultural da Câmara Municipal

TRANSMISSÃO: TV Câmara – TV digital e página do Facebook PROGRAMAÇÃO 14 hs –
MESA INSPIRADORA –
Mediador – Vereador Paulo Magalhães
– Expositora: Karine Rocha (OAB/BA)

  • O Título de Utilidade Pública: histórico e atual contexto
  • Expositor: Lucas Seara (OSC LEGAL Instituto)
  • Utilidade Pública: atualização ou extinção?
  • Expositor: Ubiratã Pereira (CRC/BA)
    – Aspectos Contábeis da Utilidade Pública 15 hs
    – MANIFESTAÇÕES DOS PARTICIPANTES
  • Ampla participação do público: associações, fundações, lideranças, técnicos e profissionais das OSC, pesquisadores e demais interessados no tema.

Fonte / Imagem: SECOM PMS

Related posts

Operação Volta às Aulas da Transalvador orienta sobre segurança no trânsito escolar 

Fulvio Bahia

Catu: Município promove o Projeto Circulô, levando cultura, arte, lazer e entretenimento para a comunidade catuense

Fulvio Bahia

Covid-19: Salvador segue com aplicação da vacina nesta quinta-feira (27)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais