FiscalizaçãoPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Codecon fiscaliza preço e qualidade de produtos típicos da Semana Santa

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), ligada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), iniciou, na última quinta-feira (30), a Operação Semana Santa. A ação tem como objetivo pesquisar os preços dos produtos típicos do período, com divulgação de comparativos para o consumidor, e também fiscalizar as grandes feiras livres, mercados e supermercados da cidade, quanto ao cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e leis consumeristas.

A pesquisa de preços acontece até a quarta-feira (5). No período, os fiscais fazem um levantamento dos produtos consumidos na Semana Santa e vistorias baseadas nas normas de defesa do consumidor, tais como, prazo de validade e acondicionamento dos produtos, informações de validade, higiene do local e obrigatoriedade de um exemplar do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) no estabelecimento. Ao final da fiscalização, a Codecon divulgará um comparativo aos consumidores.

O diretor-geral da Codecon, Zilton Krüger Netto, alerta aos consumidores sobre a importância de pesquisar bem o preço dos produtos. “Comparado ao ano passado, tivemos um aumento, principalmente no preço da proteína como os peixes e camarões”, pontuou.

Além disso, o gestor também ressalta a fiscalização dos produtos, realizada pelos agentes do órgão, para verificar itens como segurança, armazenamento adequado, aumento de preço abusivo e a propaganda dos produtos que são consumidos. “Temos à disposição da população muitos mercados e feiras populares, além dos grandes mercados, então a pesquisa e a verificação são fundamentais”.

Permissionário do Mercado Municipal de Água de Meninos, Gilvan Santana, de 35 anos, conta que a qualidade dos produtos está boa, especialmente dos peixes, e que comparado ao ano passado, as vendas estão um pouco melhores. “A expectativa para esta semana é boa e tendo o apoio da Codecon na orientação, é muito bom. Quanto mais conhecimento, para oferecer um atendimento de excelência aos consumidores, melhor”.

A cuidadora de idosos Maria da Conceição Carneiro, de 55 anos, saiu de Ondina em busca do pescado para o feriado da Páscoa. Ela conta que prefere o Mercado pela qualidade dos produtos, e aprovou a presença da Codecon no local. “Os valores estão caros. Comprei a corvina de 25 reais, sendo que me passaram o valor de 18 (reais). Mas gostei de ter a Codecon aqui, fiscalizando e verificando os preços e a qualidade. Sempre prefiro o mercado daqui de Água de Meninos”.

Para denunciar possíveis irregularidades, os canais oficiais são os aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br) ou através do Fala Salvador 156. O consumidor também pode reclamar ou denunciar presencialmente na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão pode ligar ainda para o número (71) 3202-6270.

Fonte e Foto: SECOM

Related posts

Prefeitura de Salvador lança chamamento para implantar Central de Acessibilidade em Salvador

Fulvio Bahia

Secis promove operação para realocar gatos da Colônia de Piatã

Fulvio Bahia

Em sessão ordinária, vereadores debatem educação na CMS nesta segunda (19)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais