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Codecon realiza Operação Noivas em centros comerciais

A operação seguirá até o fim do mês, com foco em estabelecimentos especializados, a exemplo de lojas que oferecem roupas e acessórios para aluguel e compra, joalherias e salões de beleza.

Conhecido como o mês das noivas, maio é um período em que o público feminino aproveita ofertas para planejar o casamento. Por isso, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), iniciou na terça-feira (16) a Operação Noivas. Os fiscais do órgão vistoriaram lojas do Centro Comercial Orixás Center, espaço referência na prestação de serviços para casamentos em Salvador, situado no Politeama.

A operação seguirá até o fim do mês, com foco em estabelecimentos especializados, a exemplo de lojas que oferecem roupas e acessórios para aluguel e compra, joalherias e salões de beleza. Durante a ação, os fiscais da Codecon verificam aspectos relacionados aos produtos e serviços de casamento, como a clareza das informações prestadas ao consumidor, a correta precificação dos itens e a garantia dos produtos e serviços. Além disso, serão avaliados outros aspectos relevantes, como prazos de entrega, formas de pagamento, contratos e eventuais cláusulas abusivas que possam prejudicar os consumidores.

Cláusulas avaliadas – Gerente de loja de aluguel de vestidos de noiva e trajes para a festa, no Orixás Center, Joseane Nogueira reforçou a importância de seguir as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para oferecer o melhor serviço possível aos clientes. “Temos cuidado com os preços, que precisam estar visíveis no manequim, nas placas de promoção dentro da loja e buscamos deixar tudo esclarecido no contrato também”, afirmou.

O diretor-geral da Codecon, Zilton Netto, pontuou como as noivas e noivos podem fazer compras mais seguras. “É essencial que estejam atentos aos seus direitos. Para evitar transtornos em uma data tão especial, é importante fazer pesquisas antes de comprar, ler cuidadosamente todas as informações do contrato, escolher estabelecimentos com boas referências e não compartilhar informações pessoais ou financeiras com sites não confiáveis”.

Denúncias – Para denunciar estabelecimentos que não estejam cumprindo as determinações do CDC, o consumidor deve entrar em contato com a diretoria, através dos aplicativos Codecon Mobile ou Fala Salvador, do telefone 156 ou, ainda, por meio dos sites www. codecon. salvador. ba. gov. br ou www. falasalvador. ba. gov. br. Também há a opção de atendimento presencial na sede da Codecon, que funciona na Rua Chile, 3, Centro, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

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