EconomiaPrefeitura Municipal de Salvador

Codecon realiza primeira audiência de conciliação do Núcleo de Superendividamento 

Durante as audiências, os agentes técnicos da Codecon desempenham o papel de intermediários, ouvindo atentamente a situação financeira atual do consumidor.

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizou esta semana a primeira audiência de conciliação do Núcleo de Superendividamento, que oferece soluções e apoio aos consumidores endividados na capital baiana. A audiência foi conduzida pelos agentes técnicos do órgão e contou com a participação de 12 credores e do consumidor endividado. Como resultado foi obtido um acordo entre as partes.  

Segundo o diretor-geral da Codecon, Zilton Netto, o superendividamento não é apenas um problema individual, é uma questão social que demanda ações responsáveis. “O impacto do superendividamento se estende além dos indivíduos endividados, afetando também suas famílias e a sociedade como um todo. Diante dessa perspectiva, o Núcleo de Superendividamento promove acordos viáveis e a conscientização sobre a importância da concessão de crédito responsável e a educação financeira, como medidas preventivas e de tratamento do superendividamento”.  

Durante as audiências, os agentes técnicos da Codecon desempenham o papel de intermediários, ouvindo atentamente a situação financeira atual do consumidor, bem como as demandas dos gestores responsáveis pelas empresas envolvidas. O objetivo é compreender a complexidade do superendividamento e buscar soluções que promovam a recuperação do equilíbrio financeiro do consumidor, ao mesmo tempo em que garantem o pagamento do valor devido aos fornecedores. Essa abordagem se baseia em um processo minucioso de negociação, contando com a colaboração de todas as partes envolvidas.  

O consumidor superendividado que desejar o auxílio da Codecon deve agendar atendimento presencial através do portal www.codecon.salvador.ba.gov.br/. No atendimento, é realizada uma triagem para determinar se o cidadão se enquadra como superendividado. Após a conclusão, os técnicos da Codecon entram em contato com os credores, para promover uma audiência de conciliação em busca de acordos, que beneficiem as partes envolvidas.  

Definição – De acordo com a Lei Federal 14.871/2021, o superendividamento acontece quando o consumidor, por conta do acúmulo de dívidas, já não consegue arcar com o cumprimento destes compromissos, sem colocar em risco a sua sobrevivência.   

A legislação também estabelece como dever dos fornecedores informar corretamente o consumidor sobre o custo, taxas, encargos e tudo o que puder influenciar para elevar o preço final do produto ou serviço ofertado, bem como atuar de forma ostensiva, assediando ou pressionando o consumidor para sua contratação.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Bruno Concha

Related posts

Brasil: Volume de vendas no comércio fica estável em junho e fecha semestre com alta de 1,3%

Fulvio Bahia

Prazo para efetivação da matrícula descentralizada na rede municipal segue até sexta (19) 

Fulvio Bahia

“Arraiá da Pipoca” | Saulo Fernandes fará show gratuito em clima de São João neste domingo (18) na capital baiana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais