O evento é gratuito e acontece no Espaço Xisto Bahia, às 19h.
O NoixColetivo realiza nesta quinta-feira (09), às 19h, no Espaço Xisto Bahia, a Ocupação in Rodas, projeto que traz o protagonismo de pessoas cadeirantes na cena de dança de Salvador. O evento tem entrada gratuita.
Com a direção artística do dançarino, coreógrafo e produtor cultural Elivan Nascimento, a apresentação conta com performances em dança de quatro artistas cadeirantes, que são Dandara Alves, Matheus Silva, Jonas Gustavo e Xavier MC Alejado e três coreógrafos não-cadeirantes, Rose Pink, Yuri Ferreira e Hainer Souza.
A noite ainda terá um bate-papo sobre esta cena com artistas e personalidades especialistas em Diversidade, Inclusão e Inovação, fomentando a integração e autoafirmação de pessoas com deficiência (PCDs), formado por Edu O, Sinha Guimarães e Patricio de Oliveira.
Para Elivan Nascimento, este projeto nasce da experiência como professor de Danças Urbanas que vem pesquisando metodologias no ensino de Stiletto para pessoas cadeirantes, desejando mapear e identificar e visibilizar os artistas PCDs atuantes no cenário soteropolitano.
OCUPAÇÃO IN RODAS – projeto idealizado pelo NoixColetivo que visibiliza a atuação de pessoas cadeirantes como protagonistas da cena artística em Dança de Salvador. O projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).
NoixColetivo – fundado em 2018, o coletivo de artistas da Dança de Salvador, afirma suas ações no âmbito audiovisual e artístico tensionando diálogos e reflexões sobre corpos insurgentes, suas existências e protagonismo, viabilizando experiências com diferentes coreógrafos e bailarinos negros de estéticas diversificadas sejam eles altos, baixos, magros, gordos, tatuados, black, carecas, PCSDs, trançados, cacheados, transformistas, drags e etc. As ações e projetos articulados pelo NoixColetivo fomentam os discursos de gênero, raça e classe afirmando a existência e continuidade do corpo negro e artista no mercado profissional em Dança.
Serviço:
Ocupação in Rodas | 09 de novembro de 2023 às 19h
Espaço Xisto Bahia
Entrada gratuita
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Vanessa Aragão