CulturaDançaPessoas com DeficiênciaTeatro

Coletivo de dança de Salvador realiza noite de performances com pessoas cadeirantes nesta quinta-feira (09)

O evento é gratuito e acontece no Espaço Xisto Bahia, às 19h.

O NoixColetivo realiza nesta quinta-feira (09), às 19h, no Espaço Xisto Bahia, a Ocupação in Rodas, projeto que traz o protagonismo de pessoas cadeirantes na cena de dança de Salvador. O evento tem entrada gratuita.

Com a direção artística do dançarino, coreógrafo e produtor cultural Elivan Nascimento, a apresentação conta com performances em dança de quatro artistas cadeirantes, que são Dandara Alves, Matheus Silva, Jonas Gustavo e Xavier MC Alejado e três coreógrafos não-cadeirantes, Rose Pink, Yuri Ferreira e Hainer Souza.

A noite ainda terá um bate-papo sobre esta cena com artistas e personalidades especialistas em Diversidade, Inclusão e Inovação, fomentando a integração e autoafirmação de pessoas com deficiência (PCDs), formado por Edu O, Sinha Guimarães e Patricio de Oliveira.

Para Elivan Nascimento, este projeto nasce da experiência como professor de Danças Urbanas que vem pesquisando metodologias  no ensino de Stiletto para pessoas cadeirantes, desejando mapear e identificar e visibilizar os artistas PCDs atuantes no cenário soteropolitano.

OCUPAÇÃO IN RODAS – projeto idealizado pelo NoixColetivo que visibiliza a atuação de pessoas cadeirantes como protagonistas da cena artística em Dança de Salvador. O projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).

NoixColetivo – fundado em 2018, o coletivo de artistas da Dança de Salvador, afirma suas ações no âmbito audiovisual e artístico tensionando diálogos e reflexões sobre corpos insurgentes, suas existências e protagonismo, viabilizando experiências com diferentes coreógrafos e bailarinos negros de estéticas diversificadas sejam eles altos, baixos, magros, gordos, tatuados, black, carecas, PCSDs, trançados, cacheados, transformistas, drags e etc. As ações e projetos articulados pelo NoixColetivo fomentam os discursos de gênero, raça e classe afirmando a existência e continuidade do corpo negro e artista no mercado profissional em Dança.

Serviço:
Ocupação in Rodas | 09 de novembro de 2023 às 19h
Espaço Xisto Bahia
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Vanessa Aragão

Related posts

Goethe-Institut recebe o projeto Casa Mulher com a Palavra entre os dias 20 e 30 de julho

Fulvio Bahia

TCA inicia 2024 com pílulas dos cursos de iniciação à música sinfônica

Fulvio Bahia

Grupo Galpão chega a Salvador com o novo espetáculo “Cabaré Coragem”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais