O lançamento tem caráter nacional e em Salvador está aberto às pessoas que se identificam com a causa.
Nesta sexta-feira (7), às 19 horas, no Rio Vermelho, na Rua João Gomes, 10, perto do Acarajé da Dinha, haverá o lançamento do coletivo de luta contra o racismo denominado MOCAMBO, que é um dos símbolos históricos da resistência negra, indígena e popular no Brasil. Faz parte das experiências concretas de um modelo de organização comunitária, que constituiu as primeiras iniciativas históricas de emancipação do povo negro.
O lançamento tem caráter nacional e em Salvador está aberto às pessoas que se identificam com a causa. Mocambo é parte de “Angola Janga”, nome usado para se referir ao Quilombo de Palmares na língua banto quimbundo, que era formado por diversos mocambos como Macaco, Subupira, Acotirene, Amaro, Tabocas, Dambraganga, Curiva, Andalaquituche, Osenga e Zumbi.
“Assim, a nomenclatura significa um entendimento da luta antirracista e da mobilização negra como um processo coletivo diverso e unitário. É com este objetivo que nós apresentamos a vocês o MOCAMBO, uma organização, classista, antirracista e de perspectiva socialista, formada por negros e negras do Brasil, que ambicionam transformá-la em mais um artefato coletivo de ampliação da luta de classe e emancipação do povo negro brasileiro”, afirmam os organizadores do evento que destacam o convite amplo e aberto a todas as pessoas que lutam contra o racismo.
Para mais informações entrar em contato com a Comissão Organizadora MOCAMBO
- Cecília Silva (71) 99120-4193
- Hamilton Assis (71) 98875-9113
- Meire Reis (71) 98875-9155
Fonte / Imagem: ASCOM MOCAMBO