Por Fulvio Bahia
Exemplares da Mata Atlântica serão plantados durante a programação
Nesta segunda-feira (27) a Secis, através do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam) deu início ao plantio de mudas na região da Avenida Centenário.
Segundo João Resch, Diretor Savam, serão 50 mudas de espécies da Mata Atlântica plantadas nesse trecho e até o mês de agosto outras centenas serão inseridas na paisagem da cidade.
“O nosso objetivo com essas ações é aproveitar o que a natureza nos dá de melhor nesse período, a água. De março a agosto nós temos grandes índices de chuva, o que nos traz um benefício com a otimização relacionada ao quesito irrigação, por consequência, podemos dar a rega que essas plantas precisam para crescer bem e fortificar, para que sejam bem integradas na cidade, criando um ambiente mais verde e melhor para a população”.
“Nossas mudas são selecionadas atendendo as diretrizes prescritas no nosso Manual de Arborização Urbana, assim podemos por em prática todos os critérios para que o plantio funcione. São plantas com 2,5m, para que possam nos dar uma resposta mais eficiente, cresçam e floresçam para Salvador. Contamos também com todo o corpo técnico que acompanha esse trabalho, buscando sempre que tenhamos um resultado significativo dentro dos objetivos traçados”.
Ainda segundo o gestor, essa ação da Prefeitura vem desde 2013. “com esse projeto de Arborização Urbana, agora em 2023 iremos alcançar o número de 100.000 mudas plantadas na cidade. A Diretoria do Savan vem trabalhando com bastante afinco e pautado sempre em estudos técnicos para que possamos de fato realizar um bom trabalho e trazer o verde para nossas áreas”.
Foto: Derlei Correia / Fulvio Bahia