ArteCinemaCulturaLazerSalvador

Com entrada gratuita, 11ª edição da Mostra de Cinema Europeu acontece de 4 a 7 de maio na Sala de Arte

Organizado pela EUNIC Salvador Bahia  que é formada pela Aliança Francesa,  Goethe-Institut, Instituto Cervantes e Consulado Geral da Itália no Recife.

A Mostra de Cinema Europeu apresenta uma seleção de filmes que exploram, sob diferentes perspectivas, o sentido de ter coragem de se posicionar e defender sua opinião. Com sessões gratuitas sempre às 19h, de 4 a 7 de maio, na Sala de Arte Cinema do Museu, localizada no Corredor da Vitória, a mostra apresenta quatro títulos que transitam entre a ficção inspirada em biografias reais e relatos de transformação pessoal em contextos sociais e políticos desafiadores.

A Mostra é organizada pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia (EUNIC), uma rede que reúne organizações dos Estados-membros da UE com o objetivo de promover relações culturais em escala global. O cluster de Salvador-Bahia é composto pela Aliança Francesa, pelo Goethe-Institut e pelo Instituto Cervantes e Consulado Geral da Itália no Recife. As instituições enxergam na proposta curatorial uma oportunidade de fomentar reflexões urgentes.

“Cada filme nos convida para uma viagem emocional que explora a resiliência e a coragem diante de circunstâncias desesperadoras”, afirma Rosa Sánchez-Cascado, diretora do Instituto Cervantes em Salvador.

Para Sandrine dos Santos, diretora da Aliança Francesa, o evento “abre uma janela para um mundo mais resiliente e corajoso.” Já Friederike Möschel, diretora do Goethe-Institut, destaca que a mostra também é um convite à autonomia do pensamento: “Para nós, é sempre fácil falar sobre coragem. Mas demonstrar coragem – como os personagens de nossos filmes e especialmente em situações em que você pode ir contra a opinião da maioria – é algo completamente diferente.”

Paolo Loi, do Instituto Italiano de Cultura, resume o espírito da mostra com simplicidade. “É sobre coragem e compreensão, assim como resiliência e respeito.”

Mostra de cinema europeu

A abertura da 11ª edição será com o filme francês Marinette (2022), de Virginie Verrier. A obra acompanha a trajetória da jogadora de futebol Marinette Pichon, que cresceu em um lar marcado pela violência e encontrou no esporte um instrumento de superação. Entre pequenos empregos e treinos solitários, Marinette chegou à seleção francesa e depois ao futebol profissional nos Estados Unidos – sem nunca se desviar de sua identidade e princípios.

Na segunda-feira (5), o italiano Grazie Ragazzi (2023), dirigido por Riccardo Milani, leva o público ao cotidiano de um grupo de detentos que, sob a condução de um ator em crise profissional, se entrega à experiência do teatro. Ao ensaiar a peça Esperando Godot, os internos redescobrem sua capacidade de expressar, construir e imaginar outros futuros. O filme alterna humor e sensibilidade, com atenção ao valor da arte como reabilitação.

O drama histórico alemão De Hilde, com amor (2024), de Andreas Dresen, é o destaque da terça (6). Baseado em fatos reais, o longa narra a vida de Hilde Coppi, integrante da resistência antinazista na Berlim de 1942. Grávida e condenada à prisão, ela enfrenta os meses finais com o filho recém-nascido nos braços. Um retrato delicado de quem, mesmo sob vigilância e ameaça, mantém a dignidade e a esperança.

A mostra se encerra na quarta (7) com o espanhol Las Niñas (2020), dirigido por Pilar Palomero. Ambientado na Zaragoza dos anos 1990, o filme acompanha Celia, uma menina de 11 anos que começa a perceber as contradições entre a educação religiosa que recebe e o mundo em transformação ao seu redor. Com olhar atento, a diretora constrói uma narrativa íntima sobre amadurecimento, identidade e descoberta.

Serviço

Mostra de Cinema Europeu 2025 – Coragem e Resiliência
Dias: 4 a 7 de maio
Horário: 19h
Local: Sala de Arte Cinema do Museu – Av. Sete de Setembro, 2195, Vitória, Salvador
Entrada: Gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa
Imagem: Divulgação

Related posts

Dan Vasco e Oh Polêmico são embaixadores do Carnaval Sustentável de Salvador 2023

Fulvio Bahia

No mês da dança, BTCA oferece aulas abertas com turmas de segunda à quinta-feira

Fulvio Bahia

Transalvador promove palestra sobre segurança no trânsito no Shopping da Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais