BrasilCampeonato MundialEsporte

Com mais de 60 atletas, Brasil inicia disputa do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Doha

O Brasil começa, nesta sexta-feira (2), sua participação no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2024. A competição será realizada em Doha, no Catar, até o dia 18 de fevereiro, e reunirá seis modalidades aquáticas: Natação, Saltos Ornamentais, High Diving, Nado Artístico, Águas Abertas e Polo Aquático. O Brasil terá representantes em todos eles.

“O Mundial de Doha com certeza será bastante especial. É incomum que tenhamos um Mundial de Esportes Aquáticos em ano olímpico e isso nos trouxe desafios e, de certa forma, expectativas. É uma excelente oportunidade dos nossos atletas competirem em alto nível em um ano tão importante para a carreira de qualquer atleta e queremos potencializar isso. Confio no trabalho tanto de atletas, quanto das comissões e tenho certeza que vamos sair de mais um Mundial representando muito bem o Brasil”, disse o presidente da CBDA e chefe de missão, Luiz Fernando Coelho.

Ao todo, a delegação brasileira terá 63 atletas e 40 membros das comissões técnicas dos seis esportes. O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos é o maior entre os esportes olímpicos e, de acordo com a World Aquatics, terá mais de 190 países e 2500 atletas durante os dias de evento na capital do Catar.

O Mundial de 2024 vale vaga para os Jogos Olímpicos de Paris em algumas das modalidades. Nas Águas Abertas, por exemplo, os 13 melhores colocados juntam-se aos três primeiros de cada prova do Mundial de Fukuoka, no ano passado, para a disputa olímpica na França. O Brasil ainda não garantiu vaga e terá equipe completa em Doha para buscar a classificação. Entre eles estão as medalhistas nas últimas duas edições de Jogos Pan-Americanos: Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut.

As disputas das Águas Abertas serão nos dias 3, 4, 7 e 8 de fevereiro.

Veja a convocação completa das Águas Abertas aqui

Os Saltos Ornamentais também valem vaga para os Jogos Olímpicos. Até o momento, o Brasil já possui duas vagas para Paris com Ingrid Oliveira e Isaac Souza, conquistadas no Mundial de Fukuoka, no ano passado. A seleção de Saltos Ornamentais chega à Doha com seis atletas para buscar mais vagas para o país. 

As provas de Saltos Ornamentais começam no dia 2 e vão até o dia 10 de fevereiro.

Veja a convocação completa dos Saltos Ornamentais

A seleção brasileira de Nado Artístico também vai completa para Doha. Com 12 atletas, o Brasil estará em todas as provas da competição e tentará vaga tanto na disputa de Equipe, quanto no Dueto, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado, com Laura Miccuci e Gabriela Regly. Além das disputas que valem vaga olímpica, o Brasil terá, pela primeira vez na história, um homem na prova de solo: Bernardo Santos será o nosso representante.

O Nado Artístico também começa no dia 2 e vai até o dia 10 de fevereiro.

Veja a convocação completa do Nado Artístico

A primeira semana de competição também será de muito Polo Aquático em Doha. O Brasil estará representado pelas duas equipes medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. No feminino, a seleção brasileira estará no Grupo A com: EUA, Casaquistão e Holanda. No masculino, estará no Grupo B com: Grécia, China e França.

As partidas de Polo Aquático começam no dia 4 e vão até o dia 17 de fevereiro. A tabela completa de jogos está disponível no site da World Aquatics: https://www.worldaquatics.com/competitions/2969/world-aquatics-championships-doha-2024

Veja a convocação completa do Polo Aquático

A seleção brasileira de Natação, em Doha, terá 12 atletas. Entre eles, o medalhista olímpico Fernando Scheffer e o grande destaque dos Jogos Pan-Americanos de 2023, Guilherme Costa. O time brasileiro também chega à Doha com as atletas Beatriz Dizotti, Gabrielle Roncatto e Maria Fernanda Costa, que já possuem índice olímpico para Paris. 

A Natação será disputada na segunda semana de competição. Com eliminatórias às 4h30 e finais às 13h (de Brasília). 

Veja a convocação completa da Natação

Fechando a equipe brasileira, o High Diving terá, em Budapeste, novamente atletas representando as cores verde e amarela. As irmãs Jacqueline e Patrícia Valente, desta vez, terão a companhia de Jucelino Junior.

Veja a convocação completa do High Diving

Onde assistir

De acordo com a Wolrd Aquatics, a transmissão oficial do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2024, para o Brasil, será pelo Sportv. A AQUA também disponibiliza um serviço de streaming para assinantes disponível aqui: https://www.worldaquatics.com/where-to-watch/live&ondemand.

Fonte: CBDA
Foto: Satiro Sodré/sSPress/CBDA

Related posts

Sindicato se mobiliza para defender empregos e exigir tratamento respeitoso da Unigel com trabalhadores

Fulvio Bahia

Festival de Natação na capital baiana promove conscientização sobre abuso e exploração sexual infantojuvenil

Fulvio Bahia

Programa de apoio ao etnodesenvolvimento começará em junho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais