BahiaCarnavalPrefeitura Municipal de Salvador

Com meta de superar último Carnaval, fórum debate desafios e oportunidades para folia de 2025

Faltando quase cinco meses para o início do Carnaval de 2025, representantes de entidades públicas e privadas já começam a traçar os desafios e oportunidades para a organização da festa. A estimativa do setor ligado à folia na capital baiana é superar números da última edição, que gerou uma movimentação econômica de cerca de R$2 bilhões e atraiu mais de 1 milhão de turistas.

Este foi um dos temas tratados nesta quarta-feira (18) durante a abertura do VI Fórum do Carnaval de Salvador, que acontecerá até esta quinta feira (19), no Wish Hotel da Bahia, reunindo lideranças e especialistas para debater o futuro da maior festa popular do país. O evento, promovido pelo Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar), conta com painéis de discussão, entrevistas e apresentações artísticas, abordando temas centrais como sustentabilidade, economia e o impacto cultural da manifestação momesca.

“O Carnaval é o nosso maior evento, é o que gera mais emprego e o que mobiliza mais a população, o setor de turismo e de entretenimento. Estamos muito confiantes que, certamente, faremos mais uma vez uma festa extraordinária, com um desafio muito grande de superar a que ocorreu este ano de 2024”, destacou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Procura – A meta começa a ser vislumbrada já a partir do verão que se aproxima. Isso porque a capital baiana, mais uma vez, está entre os destinos mais procurados do Brasil e deve chegar a quase 100% de ocupação hoteleira até o período de Carnaval. Em 2024, vale ressaltar, o índice de ocupação na folia foi de 89%, sendo 11% superior em comparação a 2023, que foi de 80%.

“Há um aumento na procura do destino Salvador. Isso tem sido perceptível pela rede hoteleira e até com a chegada de cruzeiros. Tudo isso é um ganho para cidade, porque gera emprego, renda. O momento que a nossa capital vive nos alegra bastante”, frisou o presidente do Comcar, Washington Paganelli.

Planejamento – Sobre a possibilidade do incremento de um novo circuito carnavalesco na orla da Boca do Rio para 2025, tanto Edington quanto Paganelli descartaram a mudança.

“Caso haja um retorno dessa discussão, a Prefeitura estará superaberta. Mas essa é uma decisão que depende muito de um consenso. Já começamos os trabalhos para o próximo Carnaval. Estamos com um planejamento bastante adiantado e vamos começar uma nova fase agora de todo o processo de validação com os órgãos envolvidos, sobre toda a infraestrutura que será montada”, disse Edington.

Paganelli, por sua vez, lembrou que o Carnaval de Salvador sofreu alterações ao longo dos anos. “Sempre foi uma festa mutante. No início, ela não existia na Barra-Ondina, nem no Campo Grande, era só a Rua Chile. Mas com o tempo, a folia foi crescendo. Contudo, para esse próximo Carnaval não haverá criação de um novo circuito. Esse é um evento que é planejado o ano inteiro, e decisões como essas ficam inviáveis faltando poucos meses para o início”, afirmou.

Programação – O VI Fórum do Carnaval de Salvador segue com programação nesta quinta-feira (19), a partir das 9h. O evento contará com o painel “Carnaval e cultura: patrimônio de Salvador”, com mediação do produtor, comunicador e músico Andrezão Simões e presenças do designer gráfico e artista plástico Pedrinho da Rocha; do empresário Clínio Bastos; da produtora e coordenadora executiva do Carnaval, Márcia Mamede; da jornalista e apresentadora Wanda Chase; e do artista Tonho Matéria.

À tarde, a partir das 14h, ocorrerá o painel “Musicalidade e mídias digitais: amplificando a visibilidade do carnaval na era digital”. Com mediação do jornalista Alex Lopes, o debate incluirá a jornalista e escritora Fabiane Maimone; da comunicadora e relações públicas Gis de Oliveira; e do apresentador Betinho. O encerramento do evento será marcado por uma apresentação da Banda Tio Elétrico.

Fonte: ASCOM PMS
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Related posts

Criação de galinhas caipiras transforma realidade de agricultores familiares em Maragogipe

Fulvio Bahia

Salvador segue sem registro de morte por leptospirose em 2023

Fulvio Bahia

Governo do Estado anuncia convocação de candidatos excedentes do concurso da Polícia Civil e do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais