ArteCircoCulturaLazerSalvador

Com nova lona, PICOLINO realiza dia 08 de setembro terceira edição do evento “A Praça do Circo”

O Circo Picolino está de lona nova e a orla de Pituaçu embelezada com um grande chapéu de bruxa rosa fucsia. O picadeiro, que em 2024 completa 39 anos, está a realizar através do evento “A Praça do Circo” uma grande ocupação artística, com oficinas circenses, shows musicais e o espetáculo “DAQUI”. O projeto, que está em sua terceira e última edição, ocorrerá no próximo domingo, 08 de setembro, a partir das 14h.

A festividade, que conta com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), para que todos possam ter uma experiência enriquecedora e inclusiva, é totalmente gratuita. Sob uma gestão majoritariamente feminina, o evento conta com uma feira de artesanato e gastronômica. A Praça do Circo começa com uma grande recepção do público com oficinas de acrobacias e malabarismo, ministrada pelo artista Edicarlos Santos Souza, conhecido como Binho, artista do Picolino há mais de três décadas.

Em seguida, ocorre uma oficina de produção e musicalidade de caxixi. Essas atividades, apesar de voltadas às crianças, é para toda família e todes. Ocorre ainda o show musical do artista Gabriel, que já integrou a banda do Picolino e fez por muitos anos deste picadeiro sua morada artística.

A cada edição, o espetáculo é dirigido por um artista circense convidado – a primeira edição, Nina Porto, e a segunda, Nana Porto. Nesta edição, o espetáculo de variedade denominado “DAQUI” tem a curadoria do artista circense Felipe Cerqueira, que trará artistas e trabalhadores das artes do território de Pituaçu e que tenham relação com a história deste aparelho cultural e artístico de Salvador.

“Queremos elevar a produção destes artistas que estão no entorno do território do Picolino, para falar sobre a importância do Circo. Palhaçaria, acrobacias, malabarismos, entre outros atos, irão nos levar a refletir sobre as lendas que não estão tão longe, no nosso caso o próprio Picolino. Queremos levar a cena nossas histórias e magias”, antecipa Felipe Cerqueira.

O projeto A Praça do Circo foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Memória
Vale pontuar que, o público poderá conhecer também mais a respeito do Circo e os artistas que ali passaram através do ‘Espaço Memória’ – um acervo fotográfico, livros e publicações da Picolino. Além do projeto “A Praça do Circo”, o Picolino em parceria com a produtora audiovisual Tenda dos Milagres, está em fase de captação de imagens/depoimentos e de imersão ao acervo de imagens do Circo, para a produção de um documentário que marca os 40 anos do picadeiro, a ser comemorado em 2025.

O Longa metragem documentário “Picolino, o circo”, contemplado no edital Salvador Cine – Ano I, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, tem direção de Jamille Fortunato e Luana Serrat, com produção executiva de Karina Paz. Em 2024, o Circo Picolino está com uma programação intensa de ações – festivais, eventos circenses, oficinas, workshops, entre outros. Para possibilitar a manutenção, o picadeiro atualmente conta com o apoio financeiro da FUNARTE, através do Programa de Ações Continuadas – Espaços Artístico.

Serviço
O quê – A Praça do Circo – uma ocupação cultural do Circo Picolino
Quando – 08 de setembro, a partir das 14h
Onde – Circo Picolino, orla de Pituaçu
Entrada – gratuita

Programação
14h – Abertura com a Feira de Artesanato e Gastronômica
14h30 – Oficinas Circense – acrobacias e malabarismo
15h30 – Oficina de Produção de Caxixi, seguida de aula de instrumentalização
16h – Show musical com Gabriel
18h – Espetáculo Circense “DAQUI”

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Nti Uirá

Related posts

Estado e Município montam drive thru para vacinação da Covid-19 na Arena Fonte Nova

Fulvio Bahia

Rondesp Atlântico flagra estelionatário cearense instalando “chupa cabra” em caixa eletrônico na capital baiana

Fulvio Bahia

Hospital Ortopédico do Estado recebe primeiros pacientes

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais