ArteCulturaExposiçãoLazer

Com obras do artista visual João Oliveira, exposição “Você não sabe fazer falta” estreia dia 5 de outubro no Goethe-Institut

Exposição permanecerá aberta ao público até 15 de dezembro das 9 às 18h.

O Goethe-Institut Salvador-Bahia vai receber, a partir de outubro, a exposição “Você não sabe fazer falta” do artista visual baiano João Oliveira. A mostra, sob a curadoria de Fábio Gatti, promete desafiar as fronteiras entre presença e ausência, visível e invisível.

O evento de abertura está marcado para a próxima quinta-feira (5), às 19h, com entrada gratuita. A exposição permanecerá aberta ao público de segunda a sexta, das 9h às 18h, até o dia 15 de dezembro.

A exposição “Você não sabe fazer falta” convida os visitantes a explorarem as complexas relações entre palavra e imagem, destacando que, embora compartilhem uma parede comum, são distintas em sua natureza. O artista João Oliveira não busca eliminar essa distinção, mas sim construir novas camadas de significado, transferindo a percepção de um objeto para outro.

Fábio Gatti, doutor em artes pela Universidade de Campinas (Unicamp) e curador da exposição, descreve a obra de João Oliveira como uma exploração do desaparecimento e do invisível. “Sua arte lida com a dualidade entre presença e ausência, visível e invisível”, afirma.

Leonel Henckes, Coordenador de Programação Cultural do Goethe-Institut Salvador-Bahia, ressalta a importância deste evento para a cena cultural local: “O Goethe, presente na cidade há mais de 60 anos, sempre se dedicou a apoiar a cena cultural local por meio de diversas parcerias. Esta exposição abre a galeria do Instituto para um jovem artista com grande potencial, proporcionando a oportunidade de expor seu trabalho em uma exposição individual. Através do Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul, o Goethe-Institut oferece uma plataforma importante em Salvador para o intercâmbio e formação de redes de contato culturais que promovem o diálogo entre artistas e a cena cultural local, bem como com artistas de outros países do sul e do norte global. Esta é a segunda exposição com curadoria de Fábio Gatti na galeria do Goethe-Institut Salvador, e a parceria tem sido um sucesso notável”.

Sobre João Oliveira:

João Oliveira é um artista cujo trabalho gira em torno do desaparecimento e do invisível. É graduado em artes visuais pela EBA-UFBA (2011) e obteve seu mestrado em Processos Criativos na mesma instituição (2017). Além disso, estudou gravura em metal nos cursos regulares das oficinas do MAM-BA (2013). Seus trabalhos já foram selecionados para exposições em vários locais, incluindo Bahia, Rio de Janeiro, Londrina-PR, João Pessoa, Chicago (EUA), México e Veneza (Itália). 

Sobre Fábio Gatti:

Fábio Gatti (ele/ela) fez doutorado em Artes na Universidade de Campinas (Unicamp). Assina a organização de dois livros, ambos pela Edufba: “A operação artística: filosofia, desenho, fotografia e processos de criação” (2017), ao lado de Rosa Gabriella de Castro Gonçalves, e “Futuro fora do tempo: poética, fotografia e incertezas” (2018). Integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no Ativa Atelier Livre. Na lista de curadorias recentes estão: “É tudo depois” (2022), de Mateus Morbeck; “Embora haja excesso” (2022), mostra individual de Lu Brito; e “Árvore de mim” (2022), de Ulla von Czékus. 

Fonte / Imagem: Darana RP

Related posts

BTCA retoma suas aulas abertas no Palácio da Aclamação

Fulvio Bahia

Show musical com o grupo Canela Fina neste domingo (06) na capital baiana

Fulvio Bahia

Cine Imperial lança campanha “Todos Pagam Meia” em qualquer sessão durante o mês de dezembro

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais