Agricultura FamiliarBahiaGoverno do Estado

Começou a contagem regressiva para a 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

A  14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi lançada, na última terça-feira (14), no Empório da Agricultura Familiar, localizado no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. Esta edição, que acontece de 13 a 17 de dezembro, promete ser a maior e mais rica de todas, trazendo produtos de todas as regiões da Bahia e de outros estados brasileiros, com espaços inéditos para uma experiência mais rica e diversificada.

O vice-governador da Bahia, Geraldo Junior, esteve presente no lançamento e falou sobre o evento. “Parabenizo o lançamento da feira, o cooperativismo, a economia solidária e a movimentação desses trabalhadores e trabalhadoras nos 27 territórios pela Bahia, que, com certeza, terá um reflexo no cenário nacional, mas, também, no cenário internacional”.

O evento ocorrerá no Parque Costa Azul, abrangendo 55 mil metros quadrados, em um espaço com estrutura e de fácil acesso. Um local apropriado para receber os visitantes, que poderão conhecer e desfrutar de toda a riqueza da agricultura familiar baiana.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que a Feira é uma síntese do trabalho que a CAR realiza nos quatro cantos da Bahia: “a gente traz pra Salvador, nesse período, sobretudo o conceito do que é produzir alimento saudável, o que é o produzir da agricultura familiar. Toda a sua diversidade, mais de dois mil produtos estarão sendo ofertados para a sociedade aqui durante a Feira. Mais de quatrocentas cooperativas e associações estarão envolvidas nesse processo de produção. A gente está falando da diversidade que a Bahia tem”.

A Feira, que é genuinamente baiana e já faz parte do calendário dos eventos do estado, é a maior do Brasil no segmento da agricultura familiar e se destaca como um espaço de promoção da agricultura familiar, da economia solidária e da cultura do estado.

Estrutura

Serão 27 Armazéns Territoriais, espaços de comercialização de mais de 1.500 produtos de todo o estado. As comunidades quilombolas e os povos indígenas também terão espaço reservado, com duas tendas que trarão a riqueza de suas culturas e tradições diretamente para o público.

O presidente da Associação de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Adebasul), Jeronias Libanio, uma das organizações produtivas que participam da Feira este ano, ressaltou o papel do evento: “a Feira tem um papel fundamental. Primeiro, para dar visibilidade aos empreendimentos da agricultura familiar, para mostrar seus produtos para os clientes e para as pessoas que vão à Feira. E para também fazer com que a gente seja reconhecido no nosso território. A Adebasul é uma das entidades que está desde o início participando da Feira e a evolução que a gente teve, como as outras cooperativas com os seus produtos, com a qualidade, a imagem visual, a questão da informação nutricional, isso é muito importante para a gente acessar o mercado privado e público”.

Neste ano, o evento traz uma atração inovadora: a Tenda Brasil. Este espaço, onde produtos de 32 empreendimentos de diversas regiões do país serão expostos e comercializados, será um destaque da Feira. Mas as novidades não param por aí. Tem também espaços inéditos, como a Tenda do Artesanato e a 1ª Feira Agroecológica da Bahia.

Os visitantes da praça gastronômica terão uma experiência culinária ainda mais enriquecedora, com uma variedade de estabelecimentos e um cardápio diversificado, com destaque especial para o Restaurante do Empório da Agricultura Familiar, que tem sua sede no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. Os espaços já adorados pelo público, como a licuriteria, umbuteria, cachaçaria, hamburgueria, cafeteria e chocolateria, também marcam presença.

Atrações musicais

A Feira acontecerá no início do Verão 2023 e o público vai desfrutar de uma programação musical diversificada, com ritmos que vão desde o samba e forró até o axé, sertanejo e pop, além de contar com os já renomados nomes da música baiana e regional. No evento, também será realizado o 1º Festival de Samba de Roda da Bahia, que homenageará a líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, do Quilombo Pitanga dos Palmares.

Catadores e catadoras de materiais recicláveis do Centro de Arte e Meio Ambiente (CAM) estarão presentes favorecendo a diminuição dos impactos socioambientais e o fomento à economia solidária, empreendedorismo e inovação e a geração de trabalho e renda, por meio da gestão de resíduos gerados. O evento contará, também, com um espaço de adoção de animais.

A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Fonte: Ascom/CAR
Foto: Marcílio Cerqueira

Related posts

Patrulha Escolar prossegue com atividades de prevenção e orientação a alunos da rede municipal

Fulvio Bahia

Governo do Estado convoca para contratação de professores classificados em seleção pública

Fulvio Bahia

Transparência: TRE-BA conquista 1º lugar em  ranking do Poder Judiciário

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais