Com programações em dois circuitos, a festa acontece até o próximo dia 25 e contará com 655 ações em 146 pontos ativados, envolvendo 146 estabelecimentos comerciais e 25 instituições. Estima-se que 832 artistas serão contratados e 40 guias de turismo credenciados trabalharão durante o evento.
Com a chegada do mês de junho e seus tradicionais festejos, a Prefeitura de Salvador tem preparado a cidade para o São João, que, apesar da força no interior, tem se tornado um momento importante para a economia da capital baiana. O Centro Histórico, em particular, é uma área de destaque durante essa época, trazendo inúmeras oportunidades de trabalho e impulsionando diversos setores econômicos.
O diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, destacou a importância dos festejos juninos para a economia local, afirmando que apenas nesses 25 dias de celebrações no Centro Histórico, estão sendo criados cerca de 2.700 postos de trabalho diretos e indiretos.
Segundo o gestor, essa movimentação econômica se estende não apenas ao Centro Histórico, mas também aos bairros que promovem festas e sambas juninos tradicionais, beneficiando restaurantes, galerias de arte, museus e todo o comércio informal presente nas festas populares de largo. “As atrações lançadas pela Prefeitura têm impulsionado significativamente a economia, atraindo turistas de outros estados e do interior da Bahia”, declara.
Valorização – Proprietário do restaurante Mariposa Pelourinho e vice-presidente da Associação do Centro Histórico Empreendedor (Ache), Leonardo Régis ressaltou que a expectativa é positiva para o São João deste ano. Ele destacou a preparação da cidade promovida pela Prefeitura de Salvador. “A atual gestão tem se empenhado em tornar a capital um destino atraente para os festejos juninos”, pontuou.
O empresário ressaltou que é esperada a consolidação do trabalho realizado no ano anterior e acredita que, além dos moradores locais e dos baianos do interior, visitantes de todo o país serão atraídos para aproveitar o São João em Salvador. Régis ainda frisou o impacto positivo nos setores gastronômico, de moda, lazer e festas de rua, evidenciando que a cidade está bem preparada para receber os visitantes. “As perspectivas são as melhores possíveis”, avaliou.
Dono do Boteco do Pelourinho, o empresário Alexandro Ferreira enfatizou a importância das atrações realizadas no centro da capital. Ele elogiou o trabalho realizado pela administração municipal, especialmente com a instauração da nova Prefeitura-Bairro do Centro Histórico.
“Um evento dessa magnitude atrai gente do Brasil inteiro. É realmente uma atração que enriquece o Centro Histórico e enriquece Salvador. Eu sempre lembro que o Pelourinho é um lugar mágico, tanto que Michael Jackson veio aqui e deixou o seu legado”, recordou.
São João no Centro Histórico – Com programações em dois circuitos, a festa acontece até o próximo dia 25 e contará com 655 ações em 146 pontos ativados, envolvendo 146 estabelecimentos comerciais e 25 instituições. Estima-se que 832 artistas serão contratados e 40 guias de turismo credenciados trabalharão durante o evento. A expectativa é de um público de 400 mil pessoas.
Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto