Guarda Civil MunicipalPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSecretaria de Segurança PúblicaSegurança Pública

Comércio recebe reforço da Guarda Municipal nos horários de pico

Para garantir a segurança de quem trabalha, estuda e passa pelo bairro do Comércio, a Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), está intensificando o patrulhamento na região em horário de pico, das 16h30 às 18h30, com pontos fixos e móveis.

A operação, chamada de “Retorno Seguro”, atende a uma demanda da população, registrada na Ouvidoria Geral do Município, e visa aumentar a proteção, reduzir as ocorrências de crimes e valorizar o bairro como um espaço seguro, atrativo e funcional, beneficiando também o turismo e o comércio local.

A operação ocorre de maneira complementar à segurança existente e não implica na redução do apoio já prestado nos demais horários.

“A operação Retorno Seguro visa trazer mais segurança para a região no período em que o fluxo de pessoas é grande, devido à saída do trabalho, da faculdade e de outras atividades, então é um momento sensível que diz respeito ao fluxo de pessoas. Nos últimos anos, houve um aumento do funcionamento de secretarias e demais órgãos situados no bairro, então a Guarda Municipal, visando colaborar para a redução de delitos principalmente nesse período, montou essa operação”, afirma Marcelo Silva, inspetor-geral da GCM.

Ele destaca que a Prefeitura tem se empenhado em revitalizar o bairro, com a construção e reforma de equipamentos e a transferência de alguns órgãos municipais.

“Temos ali a Casa das Histórias, o Arquivo Público, a Galeria Mercado, museus e diversas atividades que atraem o público, não só turistas como soteropolitanos que visitam esses espaços. Então, o Comércio está cada vez mais movimentado. Nós já damos atenção 24 horas à região, tanto ao Comércio como ao Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo e demais pontos do Centro Histórico. Portanto, o Retorno Seguro se apoia bastante no momento do grande fluxo de pessoas saindo do trabalho”, acrescenta.

A operação não tem prazo para acabar e traz sensação de melhoria na segurança para quem passa ou frequenta a região. “Nós costumamos dizer que o agente da GCM é um garantidor de direitos. Quando a equipe está presente, o cidadão acessa de maneira tranquila o serviço público, a um estabelecimento, ao logradouro. É um direito do cidadão ter acesso ao serviço público em segurança”, finalizou Silva.

Mais segurança – Servidor público federal, Edvaldo Pereira, 58, pega ônibus frequentemente na Praça Marechal Deodoro, conhecida como Praça da Mãozinha. “O horário de 18h é bem complicado, pois não vemos policiamento no local. Eu já presenciei algumas situações de insegurança, como furtos e assaltos. A presença da Guarda inibe isso e outros sinistros, sendo muito importante”, opina.

Já o vendedor ambulante Keno Santos, 63, também diz se sentir mais seguro com a operação. “Eu acho excelente essa operação da Guarda. Se puder manter 24 horas, vai ser muito bom. A segurança vai melhorar, as pessoas não vão andar com medo e vão pegar o transporte sem preocupação”.

Fonte: Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Neoenergia Bahia abre inscrições para Programa de Estágio 2023; saiba como participar

Fulvio Bahia

Clarindo Silva celebra o amor e a gratidão

Fulvio Bahia

Cacá Leão confirma apoio do PP à Bruno Reis e foco em ampliar bancada na capital

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais