Câmara Municipal de SalvadorPolítica

Comissão de Legislação Participativa da CMS segue recebendo propostas da população

Colegiado fortalece o vínculo entre a população e a Câmara

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara Municipal de Salvador segue recebendo a contribuição da população e de representantes da sociedade civil organizada. O colegiado desempenha um papel relevante na promoção da cidadania e na construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática. 

Com base em informações da Diretoria Legislativa, notadamente da Coordenação das Comissões, de janeiro até agora foram apresentadas 25 proposições, entre projetos de lei e indicações. Uma das indicações objetiva diminuir congestionamentos na rotatória da saída da Avenida Orlando Gomes, propondo o bloqueio desse trecho no horário de pico.

Ao abrir espaço para a participação ativa dos cidadãos, esse colegiado permanente fortalece o vínculo entre a população e a Casa, permitindo que as demandas e sugestões da comunidade sejam consideradas na formulação de leis e políticas públicas. 

Essa interação direta contribui para um processo legislativo mais transparente e representativo, refletindo as reais necessidades e interesses da sociedade soteropolitana.

A Comissão de Legislação Participativa também serve como um canal de comunicação entre a sociedade civil e os vereadores. Por meio dela, entidades e cidadãos podem apresentar propostas legislativas, que são analisadas e discutidas pelos membros da comissão. 

Essa dinâmica não apenas amplia a base de participação popular, mas também fomenta o debate público sobre questões relevantes para a cidade de Salvador. A possibilidade de influenciar diretamente a agenda legislativa incentiva a população a se envolver mais ativamente nos processos políticos, promovendo um maior senso de responsabilidade e pertencimento.

A atuação da Comissão de Legislação Participativa passou a ser mais um pilar que ajuda no fortalecimento da democracia local. Ao proporcionar um mecanismo institucionalizado de participação popular, o colegiado ajuda a garantir que as vozes dos diversos segmentos da sociedade sejam ouvidas e consideradas.

Isso contribui para a criação de políticas públicas mais justas e eficazes, que atendam às necessidades de todos os cidadãos, especialmente os grupos mais vulneráveis. Assim, a comissão não apenas enriquece o processo legislativo, mas também desempenha um papel vital na promoção da justiça social e no desenvolvimento sustentável de Salvador.

A Comissão de Participação Legislativa da Câmara Municipal de Salvador foi criada em 2019 para que o cidadão tenha mais um mecanismo de participação no dia a dia da cidade. Dentro dessa perspectiva e de forma direta, qualquer pessoa pode oferecer propostas legislativas.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Derlei Correia

Related posts

Brasil sediará cúpula do G20 em 2024

Fulvio Bahia

Em Brasília, Bruno Reis participa de reunião da Frente Nacional de Prefeitos com Lula

Fulvio Bahia

Marcelo Nilo descarta desistência de candidatura ao TCM e, já em coleta para inscrição, diz que não teme adversário

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais