ImprensaMunicípios

Comissão fará diagnóstico e mapa do Jornalismo em Jequié e região

Doze jornalistas de Jequié se reuniram com o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, no último sábado (21) e, após discutir a situação da categoria em plano local e externo, decidiram formar uma comissão para ajudar os diretores regionais da entidade, Ari Moura e Zenilton Meira, a promover o trabalho da entidade na Regional Sudeste do Sindicato. O encontro aconteceu nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Jequié (ACIJ).

A principal tarefa da Comissão, nessa fase inicial do trabalho coletivo, será fazer um diagnóstico da situação do Jornalismo na região e construir um mapa para saber quantos jornalistas estão em atuação e onde está cada um. A ideia é a partir deste levantamento construir um programa de ação para atender as demandas da categoria e unificar a luta com os colegas das demais regionais do Estado.

O Encontro em Jequié fez parte da segunda etapa de visitas que o Sinjorba tem feito em cidades do interior para organizar a categoria e promover o XI Congresso Estadual dos Jornalistas e o 22º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa. Os dois eventos ocorrerão simultaneamente, em Salvador, de 16 a 19 de novembro de 2023, no Hotel Sol Victoria Marina.

Moacy falou para os colegas sobre a necessidade de o Sinjorba conectar três braços da ação da categoria para alcançar resultados que melhorem o ambiente para a prática do Jornalismo e a melhoria das condições de trabalho e renda dos trabalhadores da comunicação. Para ele, é preciso que a entidade esteja alinhada com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em torno do encaminhamento do documento “8 Pautas Prioritárias dos Jornalistas Brasileiros” e tenha um programa estadual de ação que nos unifique na Bahia, além de ter um plano de atuação local, para responder às necessidades imediatas e específicas.

Como em outros encontros, além de outros temas, os colegas criticaram a presença no mercado de aventureiros, uma parcela sem registro profissional, o que nivela o jornalismo por baixo e prejudica uma abordagem ética e responsável das notícias. Houve fortes críticas também aos critérios de distribuição das verbas publicitárias das prefeituras e câmaras de vereadores, que responde mais aos objetivos políticos dos gestores, deixando de lado o interesse público. Os colegas defenderam a necessidade de em Jequié, maior cidade da Regional Sudeste do Sindicato, termos uma secretaria de Comunicação no município, já que hoje está atrelada à Pasta de Relações Institucionais.

Ao comentar os problemas levantados pelos colegas, Moacy voltou a falar da necessidade de a categoria fortalecer as entidades sindicais para que estas sejam o instrumento da luta da categoria em nível estadual e regional. “Os jornalistas só têm o Sinjorba e a Fenaj para representá-los em suas pautas corporativas e gerais, de forma independente, sem as amarras políticas e de atuação de outras organizações”, afirmou. Para ele, só o Sindicato terá condições de negociar com empregadores, prefeitos, vereadores e demais setores para debater nossas pautas sem risco de represálias individuais, o que é muito comum em nosso segmento.

Agenda

Os eventos regionais do Sinjorba tiveram início com a realização da visita a Eunapolis e Porto Seguro, dia 06 de outubro e a reunião em Teixeira de Freitas, dia 07. Depois o Sindicato passou por Cruz das Almas (19) e Itabuna/Ilheus (20). Outros quatro encontros estão marcados até o dia 10 de novembro, (Barreiras, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Juazeiro). Outros dois devem acontecer até lá em Irecê e Alagoinhas.
– 27/10 – Barreiras (Regional Oeste)
– 30/10 – Vitória da Conquista (Regional Sudoeste)
– 09 e 10/11 – Juazeiro (Regional Norte)
– 10/11 – Feira de Santana (Regional Nordeste)

Fonte / Foto: SINJORBA

Related posts

Feira de Santana: Abertas inscrições para a eleição do Conselho Municipal de Cultura

Fulvio Bahia

Catu: Novo parecer no Ministério Público confirma denúncia contra ex-prefeito por irregularidades em sua gestão

Fulvio Bahia

Dias D’Ávila: Município fará parte do roteiro histórico do Fogo Simbólico do 2 de Julho em comemoração ao bicentenário da Independência da Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais