AcessibilidadeBRTMobilidade UrbanaPolíticaPrefeitura Municipal de Salvador

Comitiva da Prefeitura do Recife se reúne com Bruno Reis e visita obras do BRT, Morar Melhor e Mané Dendê

O encontro com a comitiva de Recife também contou com a presença de gestores da Prefeitura de Salvador

Secretários e dirigentes da Prefeitura do Recife (PE) se reuniram com o prefeito Bruno Reis na última segunda-feira (03), em Salvador, para trocar experiências e conhecer boas práticas de gestão implementadas pela administração municipal da capital baiana. O encontro ocorreu no Palácio Thomé de Souza, no Centro, e marca o início de uma agenda na qual a comitiva pernambucana realizará na capital baiana até esta terça-feira (04).

A equipe visitará diversos locais que foram beneficiados por obras municipais de infraestrutura, a exemplos do Terminal do Aquidabã, ponte sobre o Rio Camarajipe, trincheira da Avenida Magalhães Neto, BRT (trecho Pituba), pontos de orla marítima requalificados, nova Rua Sabino Silva e Avenida Milton Santos. O grupo também conhecerá projetos como o Morar Melhor, iniciativa de melhoria habitacional que já alcançou mais de 35 mil casas em comunidades carentes de Salvador, além do projeto Mané Dendê, maior obra de saneamento e urbanização da história do Subúrbio, e o Parque Pedra de Xangô, em Cajazeiras.

“Viemos conhecer como Salvador executa suas obras de infraestrutura em geral. Basicamente, as iniciativas daqui são muito parecidas com as de Recife, mas a capital baiana utiliza uma modelagem diferente, que permite uma velocidade de entrega mais rápida”, disse o secretário de Governo e Participação Social da Prefeitura de Recife, Aldemar Santos.

Além dele, formam a comitiva pernambucana o procurador-geral Pedro Pontes; a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas; o secretário de Planejamento, Felipe Matos; o chefe de gabinete de Comunicação, Rafael Marroquim; a chefe de gabinete de Projetos Especiais, Cinthia Melo; o diretor de Limpeza Urbana, Daniel Saboya; e a diretora de Manutenção Urbana, Gabriela Buarque.

Durante o encontro, Bruno Reis destrinchou métodos que a Prefeitura tem utilizado para tirar obras e projetos do papel de forma célere, incluindo demandas de manutenção da cidade, tais como aplicações de geomantas, iluminação pública, construção e reconstrução de praças, recapeamentos asfálticos, serviços de drenagem, melhorias de campos e quadras esportivas.

O chefe do Executivo de Salvador enfatizou que a capital baiana avançou na última década graças a esse trabalho. “Hoje a Prefeitura anda com as próprias pernas porque nossa regra de ouro é gastar menos do que a gente arrecada. Conseguimos reduzir o custeio de vários serviços, embora a atenção básica da saúde tenha sido ampliada de 18% para 68%. Saímos de uma UPA em 2013 para 10 atualmente. Salvador também não tinha um hospital municipal”, ressaltou.

Bruno Reis lembrou que, na área de ensino e aprendizagem, a capital baiana saltou da pior colocação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil para alcançar a universalização do acesso à educação entre crianças de 4 a 5 anos. “Estamos construindo grandes escolas. Tudo feito com contratos próprios. Fora isso, a gente faz um trabalho forte de zeladoria da cidade, deixando ela bem cuidada no que diz respeito à recuperação dos seus pontos turísticos, viabilizando equipamentos importantes como o centro de convenções municipal”, completou.

O encontro com a comitiva de Recife também contou com a presença de gestores da Prefeitura de Salvador. Participaram os secretários de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza; e de Manutenção da Cidade (Seman), Lázaro Jezler; além da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield; do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Virgílio Daltro; e do procurador-geral do município, Eduardo Porto.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Betto Jr

Related posts

Passeio em ônibus panorâmico abre Semana da Juventude em Salvador 

Fulvio Bahia

Prefeitura anuncia Festa de Santa Dulce em 2024 e investimentos para o turismo religioso

Fulvio Bahia

Projeto de lei permite doação de cannabis apreendida para pesquisa medicinal

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais