ArteCinemaCulturaLazer

comKids 2024: programação gratuita estreia segunda (12)

Plataformas Itaú Cultural Play e Spcine Play recebem seleção comKids para assistir em casa ou na escola

Em tempos de debates sobre regulamentação de plataformas digitais, Inteligência Artificial Generativa, e o uso excessivo de telas e redes sociais, o Festival comKids 2024, dedicado à produção audiovisual infanto-juvenil de qualidade, chama a atenção, em sua 15.ª edição, para a qualidade criativa dos conteúdos e abre para reflexões críticas em defesa de um ambiente digital mais saudável para crianças e adolescentes.

E em sua abertura, que acontece no dia 12 de agosto no Goethe-Institut, em São Paulo, o comKids dá espaço ao Conselho das Crianças da Cidade de Jundiaí e do Conselho de Programação da rede TAL (TV da América Latina) para ouvir a voz e opinião das crianças.

Também neste dia, será apresentada a parceria que o Midiativa fechou com o Prix Jeunesse em 2023, para participar da iniciativa For Us, No Planet B, um projeto mundial que convoca criadores audiovisuais para se engajarem na causa da mudança climática que afeta o planeta e a produzirem conteúdos. No dia 12 será possível assistir a quatro destes produtos resultantes da parceria. 

O evento de abertura do Festival comKids 2024 acontece a partir das 19h, com recepção de Aline Chermoula, chefe de cozinha, professora e pesquisadora da cozinha da diáspora africana pelas Américas, que irá servir suas criações para os convidados. A inscrição para a abertura pode ser neste link.

O Festival comKids é todo gratuito, acontece entre 12 de agosto e 22 de setembro, e tem neste ano sua edição interativa, com exibição competitiva de conteúdos digitais nas categorias Aplicativos, Games, Livros Digitais, Lúdicos Digitais, Projetos 360º e Podcasts. Além de palestras e workshops, há exibição de filmes nos CEUs do Circuito Spcine nos dias 22, 25, 28 e 29 de agosto e dias 1 e 4 de setembro, para crianças de até 12 anos.

Mostra comKids Digital exibe curtas e médias metragens na Spcine Play (de 22 de agosto a 22 de setembro) e na Itaú Cultural Play (de 12 de agosto a 12 de setembro), plataformas gratuitas e de fácil acesso. Conheça a programação abaixo.

A programação presencial começa dia 12 de agosto, e conta com muitos destaques. David Kleeman, estrategista e consultor, CEO da empresa inglesa Dubit, participa de uma mesa onde analisa os dados das crianças e jovens do Brasil, consumidores digitais, em uma pesquisa exclusiva e inédita. A apresentação irá acontecer dia 16 de agosto, às 15h30, na ESPM e contará com tradução consecutiva.  Outra pesquisa, da  Globo, também recebe apresentação exclusiva. “A jornada das crianças nos jogos digitais” que traz informações sobre a relação das crianças de até 8 anos, com os jogos digitais e a percepção de pais e familiares. A apresentação será realizada por Gabriel Casotti e acontece na quarta, dia 14 de agosto, às 9h15 no Itaú Cultural.

No dia 15 de agosto, às 9h15, acontece a exibição de uma conversa virtual e gravada entre o criador e realizador finlandês Simon Staffans e a argentina Aldana Duhalde, que abordará a experiência que Staffans teve ao produzir uma série com ajuda de IA e de crianças indígenas da etnia Sami, de uma escola da Finlândia . E no dia 17 de agosto, às 11hs, o parceiro Clube do Professor abre as portas do Espaço de Cinema Augusta para o workshop “A infância e a adolescência nas telas e na escola”, com o realizador e educador Felipe Barquete, antecedido da exibição de três curtas: Dias de Abundância, da mexicana Aiko Alonso, o colombiano 3 Pés, de Giselle Geney, e Tesouro Quilombola, com codireção de Felipe.

Programação

Segunda, 12/08 – Abertura – A partir das 19h
Goethe-Institut São Paulo (acessibilidade em Libras)
Exibição de filmes do projeto “For Us, No Planet B”

O dia em que me tornei mais forte – O resgate do Brejinho
Brasil / Alemanha, 2024, 6 min
Dir.: Beth Carmona e Thaisa Oliveira
Realização: Canal Futura e Fundação Prix Jeunesse

Produção: Midiativa
Realização: Canal Futura e Fundação Prix Jeunesse

Dicionário da crise climática – Pegada de carbono
Brasil / Alemanha, 2024, 1min 2s
Dir.: Breno Sapienza Ladeira, Lucas Leite Vitor Altavista Martins
Realização: Cinema e Audiovisual ESPM  e Fundação Prix Jeunesse

Produção executiva: Midiativa

Dicionário da crise climática – Fast Fashion
Brasil / Alemanha, 2024, 1min 12s
Dir.: Breno Sapienza Ladeira, Lucas Leite Vitor Altavista Martins
Realização: Cinema e Audiovisual ESPM e Fundação Prix Jeunesse 

Produção executiva: Midiativa

Dicionário da crise climática – Justiça climática
Bolívia / Alemanha, 2024, 1min 41s
Dir.: Geraldine Ovando
Realização: Nicobis e Fundação Prix Jeunesse

Terça, 13/08 – 10h – Aula inaugural
Teatro ESPM
Masterclass / Aula Inaugural: Além do Storytelling, com Ale McHaddo, cineasta e diretora da 44 Toons, um dos estúdios de animação mais importantes do Brasil

Terça, 13/08 – Competição
14h – ESPM – Sala Civita – Apresentação dos finalistas e debate Livro Digital (Libras)
15h30 – ESPM – Sala Civita – Apresentação dos finalistas e debate Projetos 360 (Libras)

Terça, 13/08 – 19h
Itaú Cultural – Sala Vermelha
Atividade aberta e gratuita (Libras)
Conversa comKids – Convivendo entre as luzes e as sombras dos avanços das tecnologias: como podemos refletir sobre os efeitos das mídias na vida das crianças? Um debate que interpela saídas criativas e pontos de atenção sobre o uso das telas, com a presença de Maria Rehder, oficial de projetos da UNESCO no Brasil, Cielo Salviolo, gerente da Escola Plus, Ivelise Fortim, da Homo Ludens  e Mariana Filizola, coordenadora de Educação Midiática da SECOM

Quarta, 14/08 – 10h
Itaú Cultural – Sala Vermelha
Atividade aberta e gratuita (Libras)
Workshop “Ação: O olhar pessoal”
Com Lucas Palacios/Escuela Plus, Argentina – Diretor e realizador argentino, de Buenos Aires, Lucas Palacios dirigiu a série de TV ¡Acción!, selecionada para o Prix Jeunesse Internacional (2022). Neste Festival comKids, Palacios convida ao estímulo à criação de narrativas infantojuvenis com a ferramenta do telefone celular. Em português e espanhol.

Quarta, 14/08
ESPM
14h – Apresentação dos finalistas e debate – Sessão Lúdico Digital (Libras)
15h30 – Apresentação dos finalistas e debate – Sessão Podcast (Libras)

Quarta, 14/08 – 19h
Itaú Cultural  – Sala Vermelha
Atividade aberta e gratuita. (Libras)
Conversa comKids – Infâncias e vivências digitais: Como as crianças usam as telas e a tecnologia?
Convidados: Manuela Colombo/Brasil (Livelab), Christoffer Soares/Brasil (embaixador LiveLab), David Kleeman/EUA (Dubit), Renata Tomaz/ Brasil (FGV)

Quinta, 15/08 – 09h15
Itaú Cultural
Exibição e estreia de vídeo pré-gravado
Momento comKids: 20 minutos com Simon Staffans e Aldana Duhalde

Quinta, 15/08 – 10h
Itaú Cultural
Atividade aberta e gratuita. (Libras)
Workshop – Educação midiática na era da IA
Priscila Gonsales é jornalista e educadora.
Diante das constantes transformações na sociedade desencadeadas pelas tecnologias de Inteligência Artificial (IA), preditiva e generativa, o papel da educação midiática precisa ser revisitado continuamente. Neste workshop, a educadora e pesquisadora Priscila Gonsales vai abordar a IA a partir de uma perspectiva complexa que vai além do habitual “mais uma ferramenta” para o ensino, e instiga a compreensão de uma nova realidade diante da IA e seus impactos sociais, políticos, econômicos e ambientais.

Quinta, 15/08 
ESPM
14h – Apresentação dos finalistas e debate – Sessão App (Libras)
15h30 – Apresentação dos finalistas e debate – Sessão Game (Libras)

Quinta, 15/08 – 19h
Itaú Cultural
Atividade aberta e gratuita (Libras)
Conversa comKids – Criação de conteúdo para o bem-estar digital de crianças e adolescentes na América Latina
Produtores e iniciativas em cases criativos que ilustram novas formas e perspectivas para o desenvolvimento de produtos para as infâncias. E, também, sobre seus usos: como impactar o cotidiano de crianças e adolescentes no consumo mais saudável das telas? O comKids chama para este debate: Kim Loeb / Brasil (1 Minuto de sua Atenção), Carlos Lima/Brasil (Núcleo de Educomunicação da Prefeitura de SP), Lucas Palacios/Argentina (Produtor/diretor da série ¡Acción!), Moderação: Cintia Gomes (Agência Mural de Jornalismo das Periferias).

Sexta, 16/08 – 15h30
ESPM
Momento comKids: 30 minutos com David Kleeman / EUA
Apresentação de David Kleeman, vice-presidente sênior de tendências globais da Dubit, estúdio de metaverso e consultoria de pesquisa/estratégia com sede no Reino Unido.

Sexta, 16/08 – 16h15 às 17h15
ESPM
Masterclass Escola Plus  / Spcine convida: Mídia e infância: como pensar conteúdos audiovisuais educativos? com Cielo Salviolo / Argentina
Apresentação de Cielo Salviolo, gestora cultural, consultora e pesquisadora em comunicação e infância.

Sexta, 16/08 – 19h
ESPM – Teatro
Transmissão ao vivo. (Libras)
Cerimônia de Premiação do Festival comKids 2024 – Entrega de prêmios e celebração.

Sábado, 17/08 – 11h
Espaço Augusta de Cinema – Clube do Professor
Workshop “A infância e a adolescência nas telas e na escola”
Felipe Barquete, fundador da Semente – Escola de Educação Audiovisual paraibana, exibe no Clube do Professor, uma seleção especial de três curtas-metragens enquanto conversa com o público a partir das histórias que os filmes trazem, com a escola como pano de fundo.

Tesouro Quilombola | Doc, Brasil, 2021, 23 min, livre
Direção: Ana Bárbara Ramos e Felipe Barquete
Realização: Estudantes da EMEIF José Albino Pimentel, no quilombo Gurugi-Ipiranga (Conde/PB)
Sinopse: As crianças do Quilombo Gurugi-Ipiranga (PB) brincam de caça ao tesouro e descobrem as verdadeiras riquezas da sua comunidade. Explorando suas raízes, elas aprendem sobre a cultura local, por meio de passeios e histórias contadas por suas principais figuras.  

Dias de abundância | Ficção, México, 2023, 17min, livre
Direção: Aiko Alonso
Uma adolescente menstruada quer usar o coletor menstrual em um dia de aula, mas enfrenta a falta de água limpa na escola para limpá-lo.

3 Pés | Ficção, Colômbia, 2018, 14min, livre)
Direção: Gyselle Geney
O filme acompanha a viagem de um menino esperto de 10 anos amante de futebol, que tem a tarefa mais difícil de sua vida: chegar na  escola com os sapatos limpos.


Itaú Cultural Play | De 12 de agosto a 12 de setembro
PiOinc
Brasil, 2023, 17 min
Direção e Produção: Alex Ribondi e Ricardo Makoto
Oinc, um porquinho solitário que sempre brincava sozinho pelo cerrado. Um dia, enquanto brincava perto de uma linda árvore de flores amarelas, ele encontra Pi, um passarinho recém nascido, que estava perdido. Pi segue Oinc até em casa. Os dois brincam muito até que Pi fica com fome. Oinc, orientado por sua mãe, começa uma jornada para ajudar o amigo a voltar para seu ninho no alto da árvore. Porém, há um problema a mais, Pi não tem uma das asas. Como ele irá chegar lá no alto? Essa aventura irá testar a coragem e o companheirismo dessa dupla e mostrar que as diferenças são de grande valor para uma amizade verdadeira.

Sobre Amizades e Bicicletas
Brasil, 2022, 12 min
Direção: Julia Vidal
Produção: Basilico Filmes
Thiago nunca pensou em participar da corrida de bicicletas, devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual. Juntos eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade.

Receita de Vó
2024, 3m10s
Direção: Carlon Hardt
‘Minha vó dizia: menina, não chora as pitanga. Cê não queria? Então chupa essa manga!’. “Receita de Vó” nos leva ao quentinho da casa da vó, onde comidas cantam e dançam ao som do mundo mágico do Hip Hop. Gostosinho!

Pequeno Dicionário de Erê
Brasil, 2023, 10 min
Direção: Anderson Lima
O menino Luan Manzo reflete sobre as palavras que permeiam o terreiro de candomblé e revela um olhar comovente sobrea espiritualidade e o combate à intolerância religiosa.

Nonna
Brasil, 2021, 10m30s
Direção: Maria Augusta Vilalba Nunes
A pequena Ana e sua avó vivem no campo e sofrem com os efeitos provocados pelo uso de agrotóxicos na região. Já adulta, ao reencontrar a velha casa onde viveu sua infância, Ana entende que a presença de sua avó ali é transcendental.


Bonita de rosto
Brasil, 2023, 19m14s
Direção: Ana Squilanti
Celina, de 12 anos, descobre que jamaiss eria considerada a menina mais bonita da sala. Ela vai tentar de tudo para emagrecer e parar o bullying que começou a sofrer na escola.

Todos os inscritos de Ness
Brasil, 2022, 18m45s
Direção: Bruna Steudel
Ness (10) é feliz ao produzir para seu canal na internet de apenas 4 inscritos. Porém, tudo começa a mudar quando sua melhor amiga, em pouco tempo, passa  a ter mais seguidores. Ness se vê insuficiente e parte numa busca por aceitação.

Spcine Play | De 22 de agosto a 22 de setembro

Sonhos Latinoamericanos: Daniela
Chile, 2020, 45min
Direção: Paula Gomez
Produção: Mi Chica Producciones
Daniela tem 11 anos e vive com sua família em Iquitos no Peru. Ela participa de um grupo de jovens que lutam contra a poluição dos rios da sua comunidade. Daniela sonha em ter água potável, ir para a Universidade e ser médica para ajudar a sua família e os mais necessitados do Peru.

Manu Sonha com Onças
Brasil, 2024, 5min
Direção e Realização – Daniel Og
Produção – Ginja Filmes
A história de um sonho da menina Manuela que essa noite se encontra com os felinos que habitam sua imaginação e a ajudam a despertar sempre um pouco mais pra quem ela é e o que quer ser no mundo.

Crescer onde nasce o sol 
Brasil, 2021, 13 min
Direção: Xulia Doxágui
Produção: Hévilla Marques
No Alto do Sol Nascente não tem praça, nem parque. As crianças que crescem onde o sol nasce demarcam com as próprias mãos os territórios do brincar.

Frutinha
Brasil, 2023, 21min
Direção e Roteiro: Fernando Grisi
Produção: Leo Moncayo
Felipe e Pedro são dois meninos de 11 anos bem diferentes que, apesar disso, se apaixonam. Mas terão que enfrentar o preconceito e suas inseguranças para ficarem juntos.

A Menina Corina em: Quantos mundos cabem em um mundo só?
Brasil, 2023, 21 min
Direção: Luciellen Castro
Produção: Camila Pires
Corina ama sua casa, mas também sente uma enorme vontade de conhecer o grande mundo. Corina tudo vê, tudo percebe e passa a descobrir novos sentimentos a cada aventura. Acompanhando a personagem principal da infância à fase adulta, o curta-metragem de stop motion levanta temas como identidade, família, amizade e representatividade

Escutario.com.br
Direção: Ludmila Curi
Prod: Apocalipse Produções
Coprodução: Caliban Cinema e Conteúdo, Lumiá Filmes
Uma websérie filmada durante uma oficina de produção audiovisual realizada com pessoas em situação de vulnerabilidade no centro do Rio. A oficina foi registrada integralmente por uma equipe de cinema profissional, e celulares foram disponibilizados para que os alunos também produzissem conteúdo sobre si mesmos. Marlon é um menino sonhador.

Quma e as Bestas
Argentina, 2019, 10min
Direção: Iván Stur, Javier Ignacio Luna Crook
Produção: Fernanda Torrera
Há 12 mil anos um menino chamado Quma queria se tornar um caçador e inicia uma jornada sozinho na selva que mudou sua perspectiva para sempre

Related posts

Capital Baiana: Oxe É Jazz volta a acontecer em maio no Costa Azul

Fulvio Bahia

Targino Gondim lança disco e celebra 20 anos de carreira com show do São João do Centro Histórico

Fulvio Bahia

Academia anuncia data do Oscar 2024

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais