Câmara Municipal de SalvadorHomenagemMulherPovos Negros

Completando 15 anos em 2024, Prêmio Maria Felipa acontece no próximo dia 25

Completando 15 anos em 2024, o Prêmio Maria Felipa, uma das mais importantes honrarias concedidas a mulheres negras que se destacam na luta por direitos e contra o racismo, ocorre no próximo dia 25 de julho, a partir das 9h, no plenário da Câmara de Salvador. Conduzida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), a premiação marca o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional da Mulher Negra.

“A Bahia e o Brasil ainda sofrem com a discriminação racial, que segrega e mutila direitos fundamentais. Nesse contexto tão cruel e que ainda guarda resquícios da escravidão, as mulheres negras são duplamente vitimadas, já que o preconceito tem natureza racial e de gênero”, diz Ireuda Silva.

A vereadora destacou a importância do prêmio. “Desse modo, penso que este dia e este prêmio são o mínimo que podemos fazer para reafirmar o nosso posicionamento, mostrar que nós, mulheres negras, estamos aqui, que somos peças fundamentais da história do Brasil e da Bahia. E que lutamos constantemente para melhorar a realidade de todas nós”, pontuou.

Nos últimos anos, foram homenageadas centenas de mulheres negras, incluindo Kenia Maria, defensora dos direitos das mulheres negras – ONU; a embaixadora de Gana no Brasil, Abena Busia; e a cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Quem foi Maria Felipa? – Maria Felipa de Oliveira foi uma marisqueira e pescadora que viveu na Ilha de Itaparica. Assim como Joana Angélica e Maria Quitéria, ela lutou pela Independência da Bahia. Em 1823, liderou um grupo composto por mais de 200 pessoas, entre as quais estavam índios tupinambás e tapuias, além de outras mulheres negras, nas batalhas contra as tropas portuguesas que atacavam a Ilha. Conta-se que o grupo foi responsável pela queima de pelo menos 40 embarcações portuguesas.

Confira a lista parcial de premiadas:

Ana Cláudia – juíza
Dina Rocha – apóstola
Erica Patrícia Santos Silva – major da PM
Géssica Reis – coordenadora da Guardiã Maria Da Penha
Jaiane Fiaz – empreendedora
Jamile Oliveira – enfermeira sanitarista
Juliana Nobre – jornalista
Maraci Menezes – delegada
Mary Angela – apóstola
Meire Queirós – psicóloga
Renilza Marques – empresária
Taiane Barros – jornalista

Fonte / Foto: ASCOM ver Ireuda Silva – Republicanos

Related posts

Brasileirão Feminino estreia neste final de semana na TV Brasil

Fulvio Bahia

STF reconhece licença-maternidade a não gestante em união homoafetiva

Fulvio Bahia

Baianas de Acarajé celebram seu dia com grande festa 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais