EsportePrefeitura Municipal de Salvador

Complexo Tenístico da Boca do Rio passa por revitalização

A revitalização das quadras de tênis do Complexo da Boca do Rio (CTBR), realizada na última semana, é uma das iniciativas da Prefeitura de Salvador voltadas ao estímulo à prática esportiva na cidade, promovendo a inclusão social e revelando novos talentos. Situado na Avenida Otávio Mangabeira, o equipamento também ganhou uma área de convivência, reforma da área administrativa e implantação de iluminação em LED. As intervenções foram inauguradas durante a disputa do Boca do Rio Open de Tênis (BR Open), no último sábado (11).

A reforma atendeu à reivindicação dos usuários, que buscavam mais conforto para praticar e assistir aos campeonatos da modalidade. “Foram implantados grama e equipamentos, para acomodar as pessoas que vêm participar dos eventos esportivos e acompanhar os alunos. O local agora tem academia de saúde, para que os alunos e atletas possam fazer aquecimento e ginástica antes do treino”, listou o diretor de Esporte e Lazer, Felipe Lucas, da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

O próximo passo, serão intervenções também nos acessórios esportivos, como as redes das quadras, e em toda a parte de infraestrutura, para poder dar um novo visual e deixar tudo novo”, adiantou Lucas.

Novos talentos – Por meio do projeto de Iniciação Esportiva de Salvador (Iessa), crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos, recebem aulas gratuitas de tênis no complexo, realizadas às segundas, quartas e sextas, das 8h30 as 11h30 e das 14h as 16h30. Nas terças e quintas, o espaço é disponibilizado para atletas de alto rendimento, que não têm horário fixo para treinar.

Atualmente, 43 crianças e adolescentes estão matriculados nas aulas gratuitas de iniciação ao tênis. Um dos adolescentes matriculados, Eduardo Santana, de 14 anos, não perde um dia de treino.  Ele já tem disputado campeonatos e se destacado na classificação. “Treino e pratico o tênis aqui desde os sete anos e mudei muito após o esporte. Antes eu ficava só em casa, parado, aqui eu corro, faço exercício físico e aprendo novas coisas. Desde pequeno eu sou apaixonado por esportes, queria aprender algo novo, acabei gostando muito do tênis e estou nele até hoje”, conta.

BR Open – Santana já participou de três campeonatos, foi campeão no primeiro e se classificou também no último, o BR Open, iniciado no dia 11 deste mês e com jogos até 16 de abril. A previsão da organização do evento é que sejam realizados mais de 250 jogos com uma média de 300 pessoas de público por final de semana. “O meu objetivo com o tênis daqui para frente é treinar, ganhar experiência, participar de campeonatos e construir uma carreira”, planeja o atleta.

As quadras da Boca do Rio também recebem alunos que estão em processo de alto rendimento, trabalhando já na linha profissional. “Temos um nível bem avançado dentro da modalidade esportiva e a possibilidade de projetar nomes, que levarão a imagem de Salvador quem sabe mundo afora”, torce Lucas.

“A Prefeitura tem trabalhado e investido em esporte e lazer como forma de promover a inclusão social para as comunidades mais carentes”, afirmou o titular da Sempre, Junior Magalhães. O secretário lembra que a gestão faz entregas semanais no setor, somando 500 campos e quadras construídos, reconstruídos e reformados.

“É disponibilizada à população uma série de equipamentos, que abrangem diferentes modalidades esportivas, a exemplo, do Complexo Tenístico da Boca do Rio, da Arena Aquática Salvador, na Pituba, Estação Cidadania, em São Marcos e Itapuã, Praça da Juventude em Canabrava, entre outros”, completou.

Acesso – O CTBR tem uma área de 3,7 mil metros quadrados, contando com cinco quadras, sendo três para a iniciação esportiva e duas para a comunidade, inclusive sediando eventos. O complexo funciona de segunda a sábado, das 6h às 21h, e aos domingos, das 6h às 18h. As obras de revitalização no local foram realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), pela Secretaria de Manutenção (Seman) e pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip).

Para acessar as quadras, é necessário fazer um cadastro na secretaria do complexo, funcionando no local e vinculada à Diretoria de Esporte e Lazer da Sempre. Os cadastramentos são realizados de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30, mediante apresentação de uma cópia da cédula de identidade, comprovante de residência atual, uma foto 3×4 e preenchimento de ficha fornecida. Para a entrada, as pessoas devem estar sempre munidas de documentos de identificação com foto, para apresentação quando solicitado.

Matrículas – As matrículas para as aulas gratuitas de iniciação ao tênis começaram em fevereiro e seguem abertas, enquanto houver vagas disponíveis. Os interessados devem seguir as mesmas recomendações para a realização de cadastramento.

Fonte e Foto: SECOM

Related posts

Prefeitura remove 35 mil peças de publicidade irregular nas ruas de Salvador em sete meses 

Fulvio Bahia

Projeto leva oficinas socioeducativas a mais de 700 pessoas por mês em cinco bairros na capital baiana

Fulvio Bahia

BRT Salvador testa primeiro ônibus articulado com capacidade para mais de 150 passageiros

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais