Agricultura FamiliarBahiaGoverno do EstadoInvestimentos

Comunidade rural de Itaguaçu colhe primeira safra de aipim e impulsiona renda familiar

No Povoado Nova Canaã, localizado em Itaguaçu, um grupo de famílias agricultoras está colhendo os frutos de um projeto que promete revolucionar a vida dessas famílias. Antes voltados principalmente para o cultivo de subsistência, agricultores e agricultoras agora encontraram uma maneira de gerar renda extra a partir do plantio de aipim.

Essa mudança significativa foi viabilizada pelos investimentos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o que possibilitou que agricultores e agricultoras plantassem uma área coletiva de aipim abrangendo dois hectares. O resultado dessa iniciativa foi uma colheita inicial de sete mil quilos de aipim de alta qualidade.

A totalidade da produção foi vendida por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) à Prefeitura de Itaguaçu. Esse foi apenas o começo, pois a próxima colheita, prevista para os próximos oito meses, tem uma projeção de produção ainda maior, estimada em oito mil quilos.

A presidente da Associação Nova Canaã, Dailma Nunes Santana, enfatiza a importância dos investimentos aplicados na comunidade: “Tínhamos muita dificuldade de trabalho, mas com o apoio da CAR com equipamentos como placas solares, adubo, carrinho de mão e triturador, fomos capazes de trabalhar e gerar renda para cada produtor. Além disso, a produção de aipim não só nos fornece alimento de qualidade, mas também uma renda extra”.

Augustina Maria de Oliveira, outra beneficiária do projeto, destaca como essa iniciativa também fortaleceu o senso de comunidade. “Ajudou a nos organizarmos, pois não tínhamos esse momento comunitário. O projeto foi muito significativo para todos nós, mães, pais e jovens que trabalham com o aipim. Nossa expectativa é continuar crescendo. Ver as pessoas trabalhando juntas traz muita alegria”.

A agricultora Cristina Nunes Santana complementou que o projeto contribuiu com a diversificação da produção. “Foi um grande incentivo até para plantar outros alimentos, como melancia, abóbora, cenoura, coentro, milho, pimentão, cebola, maracujá e mamão”. Essa diversificação dos cultivos aumenta a segurança alimentar e a oferta de produtos frescos na comunidade.

Além disso, a produção possibilitou que a comunidade concorresse para participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) abrindo portas para novos mercados e oportunidades de renda. A iniciativa da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Nova Canaã está reescrevendo a história dessas famílias agricultoras, proporcionando uma fonte de renda e promovendo a união comunitária por meio da agricultura familiar.

Fonte: Ascom/CAR
Foto: Geraldo Carvalho/CAR-GOVBA

Related posts

Obras avançam no novo Terminal de Ônibus de Salvador, na região de Águas Claras

Fulvio Bahia

Último dia de inscrição para o Programa Universidade para Todos

Fulvio Bahia

SineBahia oferece vagas de emprego em Salvador e RMS nesta segunda (08)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais