BahiaGoverno do EstadoMulherViolênciaViolência Contra a Mulher

Conceição de Coité: SPM e rede de apoio discutem prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres no município

Representantes da Secretaria de Política para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM) participaram, na última quinta-feira (16), de reunião promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Conceição do Coité (CMDDM) e pela Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, em Conceição do Coité. O encontro teve o objetivo de promover uma escuta sobre os casos de violência contra as mulheres que vêm sendo registrados no município, o que inclui feminicídios e tentativas de feminicídio. 

A secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, falou sobre a importância do diálogo e do apoio para ações voltadas à prevenção, enfrentamento e combate às violências de gênero. “Junto com a nossa rede de apoio, de proteção e de atendimento às mulheres, fizemos uma escuta, discutimos quais são os principais desafios que estão ocorrendo, de diversas situações de violência. Foi um diálogo importante para a gente compreender e ajudar no que compete ao nosso papel na prevenção, no enfrentamento às violências, no cuidado com as vítimas e suas famílias, e para articular políticas públicas”, afirmou. 

A deputada Fabíola Mansur, representando a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), destacou a importância desse trabalho em rede. “Diante de mais um crime de feminicídio em Conceição do Coeté e pautadas pelo Conselho de Direito da Mulher Municipal, importante fazer a escuta nesta reunião conjunta entre a Procuradoria Especial da Assembleia Legislativa, a SPM e o Conselho para a tomada de providências e, também, para fortalecer a rede de proteção às mulheres do município”, disse. 

Emocionada, a coordenadora do CMDDM, Maria Luzia do Carmo, destacou que essa rede de apoio e proteção à mulher precisa ser fortalecida. “Agradecemos ao apoio de todos os órgãos que atenderam ao nosso chamado. Vamos criar uma agenda fixa, porque é necessário esse apoio para o acompanhamento e monitoramento da rede com frequência, para articular com a rede territorial e com a rede estadual, nesse grande movimento de combate à violência contra a mulher. A responsabilidade é de todos no enfrentamento a essa situação que atinge toda a sociedade”, ressaltou. 

Também participaram da reunião, representantes da Comissão dos Direitos das Mulheres da Alba; da Secretaria de Segurança Pública, através da Polícia Militar, Polícia Civil e Ronda Maria da Penha; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram); da Universidade Estadual da Bahia (Uneb); da Prefeitura e Câmara Municipal de Conceição do Coité; e de instituições da sociedade civil, como o Coletivo Marielle, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf), Revolution Reggae e o Movimento de Organização Comunitária (MOC).

Fonte: Ascom/SPM
Fotos: Ane Novo/SPM

Related posts

Secretaria de Desenvolvimento Econômico requalifica a Ceasa

Fulvio Bahia

Policlínica baiana oferece vagas com salários de até R$5.500,00

Fulvio Bahia

Revista sobre Ruy Barbosa é lançada na rede estadual de ensino

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais