EducaçãoLazer

Conexão real: Projeto promove integração entre crianças e adolescentes

Arvorar Jovem e Arvorar Mirim promovem detox digital em encontros semanais com mediação de educadores e psicólogos

“Nosso sonho é contribuir para o desenvolvimento saudável de crianças e jovens para que, no futuro, o mundo seja melhor”. Do propósito do psicólogo Eduardo Santos nasceu o programa Arvorar Jovem. A iniciativa foi igualmente abraçada pela esposa e educadora parental Faezeh Shaikhzadeh. O casal transformou a casa durante a pandemia para criar um espaço de acolhimento e diversão para adolescentes. Além dos passeios que acontecem na temporada de férias, é lá que os jovens se reúnem para encontros semanais ao longo de todo o ano. Longe das telas, os adolescentes são estimulados a interagir com seus pares, usar a criatividade e exercitar valores como amizade e cooperação. “Essa é a missão do Arvorar, e nossa razão de existir”, resume Eduardo Santos.

Com nove anos de estrada, o Arvorar Jovem sempre cuidou para que pré-adolescentes e jovens fossem acolhidos com um olhar cuidadoso para suas necessidades, desfocando das limitações para despertar potencialidades. De forma lúdica, debates importantes, como desafios no ambiente escolar, convívio com amigos e familiares, descoberta da sexualidade, vão sendo construídos. “Reforçamos a consciência sobre as virtudes humanas e sua prática, buscando fortalecer o caráter, estimular a criatividade, fomentar a cooperação e a reciprocidade”, explica o psicólogo.

A aceitação entre os jovens e as famílias foi tanta que o projeto começou a abraçar outras faixas etárias. Desde o ano passado, o Arvorar Mirim recebe crianças de 9 e 10 anos de idade. “O que mais aprendemos ao longo dos anos é o quanto esses espaços de convivência fazem falta na vida dos jovens. Eles valorizam esse ambiente, onde podem se expressar livremente e encontrar apoio para seu bem-estar emocional, algo ainda mais necessário após a pandemia”, destaca Faezeh, lembrando a relevância do programa por atuar na criação dos laços comunitários, além de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para os participantes.

Durante o período de férias, o programa se transforma no Arvorar nas Férias, com uma programação especial que inclui visitas a pontos turísticos e históricos de Salvador, passeios ao ar livre, piqueniques e outras atividades culturais em grupo. Passado o recesso escolar, o Arvorar Jovem retoma os encontros regulares que acontecem ao longo de todo ano na sede do projeto, localizada no Horto Florestal. Os grupos são divididos por faixa etária e contam sempre com uma monitoria cuidadosa de educadores e/ou psicólogos.

As atividades em grupo duram uma hora e 20 minutos e uma regra é clara: celular não entra. “Todos cumprem o acordo de deixar o celular em um cesto do lado de fora e – o mais importante – desfrutam de experiências reais que não viveriam se tivessem em casa refém das telas. Como adultos, precisamos proporcionar esses momentos e, acima de tudo, a reflexão”, pondera Faezeh. Os encontros regulares do Arvorar Jovem e Arvorar Mirim começam em fevereiro. As inscrições já estão abertas. As vagas são limitadas. Mais informações estão disponíveis no site www.arvorarjovem.com.br.

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação

Related posts

Osba faz concerto com obras de Mozart e Lindembergue Cardoso neste fim de semana na sala do coro do Teatro Castro Alves

Fulvio Bahia

Baile Concerto da OSBA presta homenagem aos 80 anos de Chico Buarque

Fulvio Bahia

Pé-de-Meia será depositado na conta de alunos a partir de terça-feira

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais