Seleção traz três documentários brasileiros que abordam o passado e presente de tradições e lutas negras
Na semana em que acontece a OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros em 14 unidades Sesc no estado de São Paulo, a plataforma Sesc Digital coloca em sua programação três títulos documentais do cinema negro brasileiro.
O recente CORPOS INVISÍVEIS, de Quézia Lopes, aborda o apagamento social dos corpos negros femininos a partir da experiência pessoal e artística de onze mulheres negras que discutem o que é ser mulher negra no Brasil.
DEIXA NA RÉGUA, de Emílio Domingos, diretor que tem dois títulos em exibição na 3.ª edição da OJU, expõe o universo dos salões de barbeiro das favelas e dos subúrbios. Ponto de encontro dos jovens, os “barbeiros” se tornaram espaços de troca dessa juventude.
E A RAINHA NZINGA CHEGOU, de Júnia Torres e Isabel Casimira, que apresenta a história da família Casimira, depois de três gerações, Maria Cassimira, Dona Isabel Cassimira das Dores Gasparino e Isabel Casimira, mantêm viva a tradição da Guarda de Congado. Três rainhas que saem de Minas Gerais e partem em visita à mítica rainha Nzinga.
Todos os filmes ficam disponíveis até 21 de maio de 2024.
Acesse e assista:
https://www.sescsp.org.br/unidades/cinesesc/
https://sesc.digital/colecao/cinema-em-casa-com-sesc
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução