CulturaLiteraturaMunicípios

Confira novidades da Festa Literária Internacional da Praia do Forte

Programação completa, espaços e as novidades da 4ª edição da FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte, já está disponível

Com o tema “Voam sonhos nas asas da esperança”, a 4ª FLIPF reunirá, em quatro dias de evento com entrada gratuita, de 4 a 7 de maio, mais de 140 convidados, apresentando ao público o universo da literatura sob o olhar e conhecimento de autores baianos, nacionais e internacionais, atrações musicais como João Bosco, na sexta, e Antônio Nóbrega, no sábado, ambos no palco do Projeto Tamar, Feira de empreendedorismo, oficinas, slam, saraus e muito mais.

Para a diretora geral, o livro é a semente de esperança para um mundo melhor. “Com a festa literária contribuímos para o desenvolvimento da Praia do Forte e seu entorno, buscamos valorizar sua rica biodiversidade e suas manifestações culturais, sobretudo buscamos incentivar a leitura na comunidade local, moradores e turistas, tudo isso por meio de uma programação ampla, diversa e democrática”, sinaliza Vanessa.

A programação completa, espaços e as novidades da 4ª edição da FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte, já está disponível no site. O evento conta com 04 curadores responsáveis pelos principais espaços da festa, são eles: a jornalista e pesquisadora Edma de Góis, o escritor baiano Anderson Shon, a criadora do projeto de incentivo à leitura infantil @maequele, Emília Nuñez, a antropóloga Bárbara Falcón.

Segundo a curadora Edma de Góis, a ideia é oferecer uma programação que desperte no leitor a vontade de conhecer mais autores e temas trazidos pela festa. “O sonho do qual falamos nesses dias não é uma abstração, mas se pretende um gesto real de transformação social. Para dar materialidade na ideia do sonho, foram convidados artistas de diversas áreas que trazem perspectivas diferentes do sonhar, a exemplo da neurociência, povos originários e matrizes africanas”, explica.

A 4ª FLIPF tem toda a sua programação gratuita, através da Lei de Incentivo à Cultura, conta com o apoio da Prefeitura de Mata de São João e do Governo da Bahia. Patrocínio oficial da PetroReconcavo, e realização da Trevo Produções, Gabiroba Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Espaço Canto da Palavra

Responsável pela curadoria do espaço “Canto da Palavra”, a jornalista e pesquisadora baiana Edma de Góis preparou uma programação com 10 mesas e um total de 21 autores e autoras, sendo três internacionais – a mexicana Guadalupe Nettel e a angolana Yara Nakahanda Monteiro, ambas divulgando seus livros mais recentes, e a curadora e diretora da Fundação José Saramago, a portuguesa Ana Saramago Matos. Guadalupe lança “A filha única” e Yara, “Essa dama bate bué!”, publicadas pela editora Todavia. Para a abertura oficial das mesas literárias, no dia 4 de maio, foram convidados pesquisadores, escritores, educadores e multiartistas como Maria Valéria Rezende (SP), Bel Santos Mayer (SP) e Tiganá Santana.

Espaço Ninho FLIPF

À frente da curadoria do espaço voltado para o público infantil, intitulado de Ninho FLIPF, a escritora de literatura para infância e professora Emília Nuñez trouxe para a programação atividades como contação de histórias, apresentações artísticas, lançamento de livros e bate-papo com autores de literatura infantil.

Foram convidados para fazer parte desse ambiente, os escritores: Emillie Lapa e Natalyne Santos, Adilson Passos, Lucianna Ávila, Tiago Oliveira, Deko Lipe e Letícia Paulina, Niní Kemba, Lorena Ribeiro, Denízia Kawany, Caroline Adesewa, Luiza Meireles, Vini Souza, Marcos Cajé, Maria Valéria Rezende, Yalle Tarique, Renata Fernandes, Ricardo Ishmael e Heitor Neto, Ionã Scarante, Carol Fernandes, Ana Fátima, Anna Cunha e Suzane Lopes, Lulu Lima, Nairzinha Spinelli, Alessandro Marimpietri, Alessandro Marimpietri.

“Preparamos com muito carinho uma programação incrível para que as crianças e adultos se conectem com o poder das boas histórias, do vínculo e do afeto. O espaço Ninho FLIPF acredita que ler para crianças é presenteá-las com essa conexão invisível e com a possibilidade de sempre poder regressar para a infância, ouvindo ou contando histórias”, declara Emília.

Espaço Multiverso FLIPF

Com curadoria do escritor baiano, poeta, educador e quadrinista Anderson Shon, o espaço “Multiverso FLIPF” terá uma programação totalmente voltada para os jovens com mesas literárias, oficinas, batalhas de slams, além do espaço multimídia de realidade virtual. Na programação estão artistas como: Aline Bei (Poeta), João Ricardo (Professor de Libras), Ian Fraser (Fantasista), Lorena Ribeiro (Escritora Infantil) e Gleice Ferreira (Escritora – Indígena). Para Anderson, o Multiverso FLIPF traz o conceito ficcional do termo para a realidade, tornando o espaço um local para as diversas realidades existirem.

“Com foco no público jovem e na diversidade, o Multiverso apresentará autores LGBTQIA+s, PCDs, trans, indígenas, negros, negras, negres e jovens. A pluralidade também está em seus gêneros, pois passearemos pela poesia, pela fantasia, por quadrinhos, memes, tirinhas, tudo cabe no nosso universo, afinal ele é múltiplo, é o Multiverso”, afirma.

Espaço Rede de Livros

Outro ambiente que promete ser bastante disputado é o espaço “Rede de Livros”, que tem a curadoria da antropóloga, escritora e curadora artística Bárbara Falcón. Neste local, acontecerá uma feira de livros e encontros e trocas de experiências entre autoras e autores baianos. A Rede de Livros ficará situada no Clube dos Pescadores, que também abriga a Biblioteca Comunitária Professora Raimunda Queiroz de Oliveira.

“Em sua IV edição, a FLIPF deseja ampliar a conexão entre os agentes da cadeia produtiva do livro e da leitura no estado, colaborando para o fortalecimento da rede. Trata-se de um espaço intergeracional, onde públicos distintos poderão interagir com livros, autores, editores, poetas e artistas gráficos. A programação da Rede de Livros é composta por diversas atividades no campo do livro, leitura, literatura e escrita, incluindo mesas, bate-papos, lançamentos, oficinas e performances artísticas”, destaca Bárbara.

Para o último dia, no domingo 7 de maio, mais duas mesas complementarão a programação. Na manhã, o encontro do agitador cultural e músico Moura Utopia com o escritor quilombola Gildemar da Paixão Trindade abordará saberes tradicionais e a importância do envolvimento comunitário com causas coletivas. À tarde, a tradutora e poeta Lubi Prates (SP), a editora de livros, escritora e performer Deisiane Barbosa e o artista visual, precursor das estamparias baiano-africanas Alberto Pitta falarão sobre as rotas de produção de artistas negros para propor novos imaginários sociais. O encerramento será composto por um encontro de autores e autoras da programação contando um pouco sobre seu livro de cabeceira.

Empreendedorismo, artesanato e apresentações culturais

Uma novidade dessa edição são os espaços dos parceiros com a apresentação das escolas municipais de Mata de São João no Coreto, em parceria com a Prefeitura Municipal; a Feira de artesanato, empreendedorismo e produtos agroecológicos na Praça São Francisco. Também no Coreto, apresentação da Sinfônica Garcia D’avila e do Grupo Swing Forte em parceria com a Fundação Garcia D´Ávila; a Coelba/ Neoenergia trazendo o Educa mais Recicla e a Fundação Pedro Calmon com a inauguração da nova biblioteca itinerante, a Bibex, em Praia do Forte. Teremos uma atmosfera de muita ludicidade!

Programação Gratuita

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: PetroReconcavo

Realização: Gabiroba Cultural, Trevo Produções, Ministério da

Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

SERVIÇO

O que: 4ª Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FLIPF)

Quando: 4 a 7 de maio de 2023

Onde: Vila da Praia do Forte

Fonte: iBahia | Foto: Divulgação

Related posts

Alagoinhas: Município comemora 170 anos de emancipação política com solenidade na Câmara Municipal de Vereadores

Fulvio Bahia

Luís Eduardo Magalhães: Conheça os cinco ganhadores do Concurso Fotográfico Cores e Formas

Fulvio Bahia

A centenária Praça do Campo Grande recebe mais uma edição da tradicional Feira de Artes na Primavera

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais